São várias as questões relacionadas com as bombas de água que se colocam a quem pretende adquirir um equipamento deste género. Através de 3 perguntas e respostas, vamos esclarecer tudo o que precisa de saber sobre as bombas de água: do funcionamento aos tipos de bombas que existem, sem esquecer o que deve ter em conta para fazer a escolha mais acertada.
No final da leitura, verá que será mais fácil escolher o equipamento mais adequado às suas necessidades.
Fique a conhecer os vários tipos de bomba de água e saiba como escolher com o nosso artigo
1. Como funcionam as bombas de água?
As bombas de água bombeiam água através dos mecanismos que as compõem. Esta função é feita consoante as necessidades em termos de caudal - a quantidade de água que é necessária - e de pressão - a força com que a água tem de ser enviada.
As bombas de água são muito comuns em edifícios, poços, furos, explorações agrícolas e em sistemas de regas de jardim.
São muito úteis em caso de inundações, uma vez que permitem bombear a água em excesso e retirá-la do local inundado, e bastante utilizadas pelas forças de emergência.
Servem ainda para bombear água, ou seja, fazer chegar água a locais onde esta tem dificuldade em chegar e onde é essencial. Exemplos: irrigar um jardim no topo de um edifício, bombear água de um poço ou de um furo artesiano de elevada profundidade. As bombas de água são também vitais em caso de inundações, pois permitem retirar a água em excesso de locais alagados, incluindo casas, lojas e outros.
2. Que tipos de bombas de água existem?
De acordo com estas duas variáveis - caudal e pressão -, existem dois tipos principais de bombas de água: as bombas de superfície e as bombas submersíveis.
Bombas de Superfície
As bombas de superfície são bombas de água que têm um alcance limitado e são ideais quando é necessário aspirar água a uma altura inferior a sete metros.
As motobombas e as bombas de centrífugas são o expoente máximo das bombas de superfície.
Bombas de Centrífugas e Bombas de Pressão
Modelo de uma eletrobomba
As bombas de centrífugas servem principalmente para sistemas de rega e as bombas de pressão para abastecimento de água em habitações ou sistemas de rega por aspersão, entre outras aplicações.
Motobombas
Modelo de uma motobomba
Por sua vez, as motobombas são muito utilizadas na agricultura e servem para passar água de um local para o outro em operações de rega, irrigação, pulverização e outras situações, onde não existe energia elétrica.
Bombas Submersíveis
Modelo de uma bomba submersível para fossas
Por sua vez, as bombas submersíveis têm aspiração ilimitada e são utilizadas dentro de água, em situações como poços, depósitos, furos e outras operações onde há uma maior profundidade.
Bombas para poços e furos
Modelo de uma bomba para poço
As bombas para poços e furos são muito comuns e utilizadas em Portugal devido ao elevado número de poços e furos que ainda existem no país. Servem para bombear a água para que possa ser aproveitada na rega hortícola ou na limpeza de pavimentos, entre outras aplicações.
3. Como escolher a bomba de água mais indicada?
Se vai usar a sua bomba de água numa casa ou para regar a sua horta, então a escolha da sua bomba vai depender sobretudo da pressão de que necessita e do caudal indispensável às suas necessidades.
Entre outras variáveis, é necessário conhecer a profundidade do local onde vai instalar a bomba de água. Importa ainda conhecer a tubagem existente, o número de torneiras - em caso de habitação - ou de aspersores - em caso de jardim - a alimentar em simultâneo e a distância até ao ponto mais longínquo.
Devemos ainda saber qual o diâmetro da tubagem a utilizar e o débito de água essencial, variáveis que vão influenciar o caudal e a pressão mínimas e que vão determinar o tipo de bomba de água que vai adquirir.
A escolha da bomba de água passo a passo:
- Caudal - tem de somar o débito de água de todos os pontos de saída, incluindo torneiras, chuveiros, aspersores, pontos de rega e outros. O número de pessoas residentes na mesma casa também vai ser essencial, pois permite determinar quantos pontos de água estarão a funcionar em simultâneo.
- Pressão - tem a ver com a altura a que a água tem de chegar e deve incluir as perdas de água durante o percurso até ao ponto de saída da água. Para se calcular a pressão, importa calcular primeiro os obstáculos impostos por desníveis, filtros de água, válvulas e outras variáveis.
- Tubagem - cada tubo ou cano de água - tem as suas dimensões e diâmetro, o que vai influenciar a quantidade - caudal - e pressão de água máximas permitidas. A velocidade a que a água circula pelos tubos também é determinada por estas dimensões, assim como as perdas de água durante o circuito.
- Curva da Bomba - depois de conhecido o caudal e a pressão, é necessário consultar a curva da bomba.
Para saber mais sobre bombas de água, contate a Agriloja. Temos à sua disposição uma vasta oferta de bombas de água que podem ser adquiridas na nossa loja online ou numa das mais de 3 dezenas de lojas físicas espalhadas pelo país.
Conheça a nossa oferta de bombas de água e veja qual a que melhor se adequa às suas necessidades.
Ver Bombas de Água