Blog > Agricultura > Sistema de Rega Gota a Gota: o que deve saber antes de instalar

Quando falamos de zonas de cultivo, a irrigação é um dos cuidados mais importantes a ter em conta. Entre os diferentes tipos de sistemas, a rega gota a gota promove uma irrigação controlada, com uma eficiente gestão da água, evitando desperdícios.

Lembre-se que é através da água que os nutrientes são transportados do solo até às raízes das plantas, estimulando assim o seu desenvolvimento saudável. É por isso que conhecer bem o funcionamento do sistema de rega é fundamental para o sucesso das suas plantações, sejam elas de pequena ou grande dimensão.

Hoje vamos explicar-lhe como funciona a rega gota a gota  e partilhar alguns conselhos importantes que deve ter em conta antes de avançar para a instalação.

 

agriloja-sistema-de-rega-gota-a-gota-o-que-deve-saber-antes-de-instalar

 

O que é um Sistema de Rega Gota a Gota?

Tal como todos os mecanismos de rega, o sistema gota a gota tem como objetivo irrigar o solo e as plantações de forma mecanizada. Para isso, serve-se de uma rede de tubagem com emissores – os gotejadores - ou com furos, posicionados junto ao pé de cada planta.

Estes gotejadores vão distribuindo a água em forma de gota e em locais específicos, de forma consistente, uniforme e controlada.

 

Vantagens da Rega Gota a Gota

Dado o controlo na irrigação, o benefício mais evidente é a poupança de água. Além disso, os gotejadores, posicionados nos pés das plantações, irrigam as raízes, local que mais necessita de água.

 

Ou seja: gasta menos água e consegue uma irrigação mais eficiente!

Mas existem outros benefícios da rega gota a gota:

  • Facilita a absorção dos nutrientes pelas plantas – porque o solo não fica encharcado;
  • Poupa tempo – como é um sistema automático, pode realizar outras atividades durante o período de rega;
  • Reduz as perdas naturais de água (por evaporação ou lixiviação) – porque deixam de existir excessos de água;
  • Programa as regas – se utilizar um programador, por exemplo, pode cuidar das plantas mesmo em férias;
  • Cria plantações mais bonitas – como a rega incide nas raízes, evitam-se danos nas suas estruturas aéreas, como as folhas.

 

5 Conselhos para ler antes da instalação da rega gota a gota

 

  • Confirme se é um sistema indicado para o seu projeto

As vantagens da rega gota a gota são inegáveis, mas só são possíveis de alcançar se o sistema for o mais adequado para o que pretende.

Este é um modelo que pode ser utilizado para regar tanto áreas reduzidas como de média ou grande dimensão – a diferença é que, no primeiro caso, recorre-se a uma simples torneira para fornecer a água e no segundo é preciso usar um motor-bomba para distribuir a água para por toda a rede de rega.

Seja qual for a dimensão, este sistema é aconselhado para situações em que é possível realizar uma rega localizada em cada planta, como em floreiras, canteiros, hortas ou estufas. Por outro lado, quando o objetivo é irrigar a sua relva, por exemplo, esta opção pode ser desadequada, já que a água é libertada gota a gota.

Em relação ao tipo de solo, é um sistema adequado para os que apresentam pouca capacidade de reter água e exigem uma rega mais frequente.

 

  • Analise a área que pretende irrigar

Há aspetos que deve avaliar e a área a cobrir com o sistema de rega é um deles. Para facilitar, planeie todo o projeto. Este passo vai permitir perceber o que precisa, em especial os metros de tubo e a quantidade de emissores necessária.

Faça um esboço da área que será abrangida pelo sistema. Depois, localize a fonte de água à qual será ligado o circuito e planeie os locais onde ficarão instalados os tubos e todos os gotejadores, incluindo o espaçamento entre eles.

 

  • Preveja as necessidades do cultivo

É verdade que o sistema deve ser adequado à área de cultivo, mas as características da plantação também devem ser consideradas.

Por exemplo, se as plantas precisam de muito espaço para crescerem, certifique-se que os gotejadores têm uma distância entre si que o permita. Confirme também a quantidade de água que necessitam e verifique se a pressão que a rega gota a gota oferece é suficiente.

 

sistema-de-rega-gota-a-gota-o-que-deve-saber-antes-de-instalar

 

  • Reúna os equipamentos essenciais ao trabalho

Para montar a rede de distribuição de água, deve saber o que precisa. Certifique-se que tem à sua disposição os seguintes equipamentos:

  • Tubos (de dimensões e diâmetros adequados à área a cobrir e à quantidade de água a distribuir);
  • Gotejadores;
  • Mangueira;
  • Programador;
  • Regulador de pressão (se for preciso reduzir a da fonte de alimentação);
  • Junções e acessórios de ligação (em “T”, cotovelo ou retos);
  • Suportes de fixação;
  • Tampões para os tubos;
  • Ferramenta de perfuração para os tubos.

 

  • Conheça bem o processo de instalação

Antes de iniciar o trabalho, garanta que conhece os detalhes do processo, em especial se o fizer de forma autónoma. É este conhecimento que lhe vai permitir evitar erros e, assim, prevenir problemas futuros, como fugas.

O processo pode variar consoante o projeto – por exemplo, pode enterrar as tubagens a baixa profundidade, para redes de maiores dimensões, ou colocá-las à superfície.

De qualquer forma, eis o que deve saber:

  • O circuito começa com a ligação do programador à fonte de alimentação (torneira), seguindo-se a conexão dos restantes equipamentos pela seguinte ordem: mangueira, regulador de pressão e tubo principal por onde passará a água;
  • A este tubo principal, ligam-se outros através de furos e junções, distribuindo-se a rede pelo terreno e criando linhas secundárias, através dos acessórios de ligação;
  • Estes novos tubos são dispostos nas zonas planeadas junto às plantações e ao longo dos seus pés, e neles fazem-se orifícios com o espaçamento adequado, onde serão instalados os gotejadores. Antes de os encaixar, deixe passar água pelas condutas para garantir que não existem obstruções;
  • Fecham-se as extremidades dos tubos com os tampões, que são fixados no solo com os suportes de fixação.

 

Onde pode encontrar um bom Sistema de Rega Gota a Gota?

Agora que já conhece as recomendações a considerar antes de se lançar ao trabalho, deve procurar um bom sistema de rega gota a gota que lhe assegure a qualidade na irrigação.

Vá à Agriloja e conheça a variedade de produtos de rega, sabendo que pode contar com um aconselhamento especializado e adaptado às suas necessidades. Além disso, mesmo depois de adquirir o seu sistema, os profissionais que integram a equipa estão disponíveis para responder a todas as dúvidas.

Com esta ajuda e produtos de qualidade, o resultado só pode ser um: plantações saudáveis, como nunca imaginou!

Quero contactar a Agriloja!

REDE DE LOJAS AGRILOJA

Ovar

Rua da Návega, nº 311-329 - Olho Marinho 3885-113 - Arada

(+351)256790670

geral.ovar@agriloja.pt

Segunda a Sábado:
Período da Manhã:
09:00 – 12:30
Período da Tarde:
14:00 – 18:30

Aberto aos Feriados.

Encerrada a: 1 de Janeiro | 3ª Feira de Carnaval | 1 de Maio | 1 de Novembro | 25 de Dezembro

Siga-nos nas redes sociais