Blog > Bricolage | Casa > Salamandra a Pellets: 9 respostas para as suas dúvidas

Adquirir um aparelho de aquecimento é uma decisão importante. Se pretende comprar uma Salamandra a Pellets, uma das opções mais populares e interessantes do momento, é aconselhável que tenha todas as suas dúvidas esclarecidas. Só assim será possível ter a certeza de que se trata da melhor opção de investimento.

salamandra-a-pellets-9-respostas-para-as-suas-duvidas-salamandra-pellets-bor9kw-agrilojaEste tipo de equipamento pode dispensar chaminé, mas ainda precisa de um ponto de extração de fumos e gases.

 

Para ajudar, reunimos neste artigo algumas das dúvidas mais comuns e respondemos a todas.

 

1. Como funciona a Salamandra a Pellets?

O funcionamento de uma Salamandra a Pellets é simples: os pellets são colocados num reservatório próprio integrado no aparelho e levados até à zona de queima, onde acabam por sofrer o processo de combustão. É nesta fase que ocorre a dispersão do calor.

Regra geral, este sistema de abastecimento é automático, desde que encha o reservatório interno.

Além disso, o funcionamento de alguns modelos pode ser controlado através de um painel integrado no equipamento.

 

2. Quais as vantagens deste tipo de aquecimento?

O funcionamento das salamandras a pellets e a fonte de energia que utilizam fazem com que apresentem muitos benefícios, como:

  • Têm um grande poder calorífico, proporcionando um aquecimento eficiente;
  • Apresentam um bom rendimento de combustível, revelando-se uma escolha económica;
  • São ecológicas, pois usam uma fonte de energia renovável;
  • Conseguem aquecer áreas de diferentes dimensões, espalhando o calor de forma eficiente a várias distâncias;
  • São versáteis, integrando-se com facilidade em vários ambientes;
  • Libertam poucos gases, porque usam um combustível limpo e natural;
  • Produzem menos cinzas, pois os pellets têm pouca humidade e resinas;
  • São seguras, já que são sistemas fechados;
  • Estão equipadas com a tecnologia de controlo da temperatura.

 

3. As Salamandras a Pellets precisam de chaminé?

Uma Salamandra a Pellets pode dispensar a existência de uma chaminé, ao contrário de uma salamandra a lenha. Ainda assim, exige a criação de condutas de ligação ao exterior para a saída de fumo e gases e para a entrada de oxigénio, essencial ao processo de combustão.

Se já tiver uma chaminé, pode utilizá-la para este objetivo. Caso contrário, pode construir esta ligação ao exterior, seja através da parede da habitação, numa orientação horizontal, ou do teto da mesma, numa orientação vertical.

salamandra-a-pellets-9-respostas-para-as-suas-duvidas-beneficios-agriloja-00

 

4. Onde colocar a Salamandra a Pellets?

Desde que se criem condutas de ligação ao exterior, as Salamandras a Pellets podem ser colocadas quase em qualquer lugar. Pode, por exemplo, instalar na divisão onde o calor é mais necessário e onde passa mais tempo.

Em alternativa, pode escolher uma zona mais central da habitação, promovendo uma dispersão geral do calor, capaz de aquecer com eficiência a divisão onde se encontra e ainda as mais próximas.

Seja qual for o local que escolher, deve respeitar as distâncias de segurança indicadas no manual do equipamento, mantendo-o longe de materiais inflamáveis.

 

5. Como instalar uma Salamandra a Pellets?

Regra geral, estes equipamentos são fáceis de instalar. Ainda assim, é fundamental que o processo seja realizado por um profissional, para garantir todas as condições de segurança.

As Salamandras a Pellets podem ser encastradas na parede ou dispostas na divisão de forma independente, sendo que a instalação varia consoante esta característica.

No primeiro caso, é necessário criar a abertura e só depois ligar o equipamento às saídas de ar, através de elementos como tubos e peças de ligação. No segundo caso, só tem de colocar o equipamento no local suposto e realizar as mesmas ligações.

 

6. Como ligar o equipamento?

Acender uma Salamandra a Pellets é um processo rápido e automático, que dispensa esforços. A forma como liga o equipamento pode variar consoante o modelo, mas, de modo geral, exige:

  • Ligar o equipamento à rede elétrica;
  • Encher o depósito interno com pellets;
  • Acionar o aparelho, carregando num botão próprio.

Alguns aparelhos permitem até programar o horário de funcionamento.

 

7. Como limpar o aparelho?

Ainda que produza menos cinzas que outros equipamentos, estas salamandras ainda precisam de uma limpeza regular para evitar a acumulação de resíduos que comprometam o seu funcionamento.

Para isso, certifique-se que o equipamento está frio e utilize um aspirador de cinzas, uma escova de aço, um produto próprio para o vidro da salamandra e um pano húmido para limpar toda a estrutura. A regularidade com que realiza esta limpeza depende da frequência de utilização.

Ao longo do tempo, pode limpar de forma mais profunda, incluindo todas as estruturas internas.

 

8. Como escolher a Salamandra a Pellets ideal?

Existe uma grande variedade de Salamandras a Pellets, com especificidades distintas, sendo indicadas para diferentes casos. Para escolher a mais indicada, deve considerar alguns fatores:

  • Área a aquecer – quanto maior, mais alta deve ser a potência;
  • Nível de isolamento da casa – se elevado, a potência pode ser menor;
  • Espaço disponível – se é reduzido, o aparelho deve ser pequeno;
  • Localização da casa – em zonas frias, maior deve ser o poder de aquecimento.

Estes equipamentos têm ainda muitos estilos diferentes, do tradicional ao moderno, devendo escolher de acordo com os seus gostos e com o ambiente e decoração da casa.

 

9. Onde comprar uma Salamandra a Pellets de qualidade?

Para que consiga usufruir em pleno do seu equipamento e para que este dure o máximo de tempo possível, compensando o investimento, é fundamental que seja de qualidade.

Na Agriloja encontra uma gama variada de sistemas de aquecimento para que possa escolher o mais adequado ao que pretende. A nossa equipa está à sua disposição para indicar a melhor Salamandra a Pellets para o seu caso.

Com o acompanhamento certo e produtos de confiança, uma Salamandra a Pellets poderá trazer mais conforto para a sua casa!

Escolha a Salamandra a Pellets ideal

REDE DE LOJAS AGRILOJA

Ovar

Rua da Návega, nº 311-329 - Olho Marinho 3885-113 - Arada

(+351)256790670

geral.ovar@agriloja.pt

Segunda a Sábado:
Período da Manhã:
09:00 – 12:30
Período da Tarde:
14:00 – 18:30

Aberto aos Feriados.

Encerrada a: 1 de Janeiro | 3ª Feira de Carnaval | 1 de Maio | 1 de Novembro | 25 de Dezembro

Siga-nos nas redes sociais