Blog > Agricultura > Saiba como Plantar os seus Bolbos de Primavera

Sabia que esta é a altura do ano ideal para plantar os seus bolbos de Primavera? É verdade!

Fique connosco e continue a ler este artigo para aprender tudo o que precisa de saber para plantar os seus bolbos preferidos e colorir os seus jardins de Primavera.

 

Bolbos de Primavera

O bolbo é uma planta condensada num órgão de armazenamento que se consegue desenvolver apenas a poucos centímetros abaixo da superfície do solo. Os bolbos de primavera devem ser plantados entre os meses de fevereiro e abril.

Conheça algumas sugestões de bolbos de primavera e os passos de plantação para garantir o crescimento saudável e eficaz dos seus bolbos.

bolbos-primavera

 

Que bolbos plantar?

Os bolbos de Primavera devem ser plantados no final do inverno, quando a temperatura é mais favorável a este tipo de plantas para garantir que temos flores nas estações do verão e outono.

Ao contrário do que acontece com os bolbos de inverno que aguentam melhor os climas frios, os bolbos de primavera preferem dias mais quentes e noites mais frescas da primavera, sendo o clima ideal para garantir a floração.

A altura ideal e aconselhável de plantio dos bolbos de primavera será entre fevereiro e abril. No entanto, depende da variedade que pretende plantar.

Partilhamos consigo algumas sugestões:

 

1. Begónias

begonias

As Begónias são dos bolbos mais plantados. A época ideal de plantio é entre dezembro e abril para garantir que o seu período de floração se dê entre Junho e Setembro. Estas espécies de bolbos não toleram muito bem as baixas temperaturas e, por isso, sugerimos que sejam plantadas no interior de casa.

Com folhagem larga, podem adotar cores diferentes como verde, vermelho ou até mesmo o prateado.

 

2. Dálias

dalias

O período ideal de plantio das Dálias é entre janeiro e abril, adaptando-se melhor em climas temperados, não suportando muito bem as temperaturas mais baixas. Esta espécie de bolbo pode ser encontrada em diversas cores como rosa, amarelo, laranja ou roxo.

O caule da Dália pode ultrapassar os 2 metros de altura, sendo que a partir dos 90 centímetros é aconselhável o uso de estacar para apoio. Pode ser planta no jardim ou até mesmo em casa, desde que o vaso seja grande o suficiente.

 

3. Gladíolos

gladiolos

Assim como as Dálias, os Gladíolos devem ser plantados entre janeiro e abril para que possa florescer desde o verão até ao outono.

Este tipo de bolbo pode florir em várias tonalidades diferentes, desde o branco ao roxo.

Com folhas em forma de lança, as flores dos gladíolos crescem em forma de espinha e são capazes de alojar até 20 flores diferentes. Podem crescer até uma altura de até 180 centímetros.

Existem ainda muitas outras espécies de bolbos:

  • Cannas;
  • Íris;
  • Lupinus;
  • Peónias, entre outras.

 

Plantar Bolbos – Passo a passo

A plantação do bolbo é uma das tarefas mais fáceis da jardinagem e acessível a todas as pessoas, pois além da sua facilidade de plantação, são plantas que não precisam de manutenção regular.

Pode plantar os seus bolbos de primavera um pouco por todo o lado, desde terrenos de jardins a vasos no interior de casa ou até mesmo em locais como varandas.

Esta é a oportunidade de se tornar um verdadeiro jardineiro, sendo que os bolbos não possuem grandes dificuldades de plantação.

Só precisa de:

  1. Abrir um buraco bem drenado no solo;
  2. Tapar com terra;
  3. Regar.

 

plantar-bolbos

 

Plantar Bolbos em Vasos (Casa)

Quer seja em terraços, varandas ou no interior da sua casa, pode plantar os seus bolbos em qualquer espaço da casa, só precisa de ter vasos, substrato e as sementes de bolbos.

Para plantar os seus bolbos de primavera e garantir o seu crescimento, basta que estes tenham uma boa drenagem e o substrato adequado.

  1. No fundo do vaso colocar uma camada de argila expandida;
  2. Colocar entre a argila e o substrato o geotêxtil;
  3. Adicionar substrato adequado;
  4. Distribuir os bolbos em camadas, de acordo com o seu diâmetro;
  5. Plantar os bolbos, garantindo que são enterrados a uma profundidade de pelo menos o dobro do seu diâmetro;
  6. Cobrir o restante espaço com mais substrato e regar.

 

Plantar bolbos em Terreno (Jardim)

Caso deseje plantar muitos bolbos no seu terreno, aconselhamos um plantador que será bastante útil para o ajudar a fazer os buracos.

  1. Encontrar a zona do jardim (terreno) mais adequada para a plantação dos bolbos;
  2. Com o auxílio do plantador, fazer os buracos e de seguida distribuir e colocar os bolbos de acordo com o seu diâmetro;
  3. Cobrir com o substrato que restou no plantador;
  4. Por fim, calcar o terreno levemente e regar.

 

Já tem tudo o que precisa para plantar os seus Bolbos?

É fundamental que tenha à sua disposição os materiais necessários para plantar os seus bolbos.

Na Agriloja encontra tudo o que precisa para começar a plantar os seus bolbos e garantir que tem um jardim florido durante o verão e outono.  

Se precisar pode ainda beneficiar do aconselhamento profissional por parte das equipas de loja, que não só lhe recomenda as ferramentas necessárias, como também disponibiliza uma vasta gama de bolbos de primavera.

 

Teste a sua capacidade de manter uma Horta Caseira

REDE DE LOJAS AGRILOJA

Leiria

Rua da Cooperativa Nº2
Leiria, Leiria, 2410-262

(+351)244860600

geral.leiria@agriloja.pt

Horário:

Segunda a Sexta:

09:00 – 20:00

Sábado:

08:00 – 13:00

Siga-nos nas redes sociais