Blog > Agridicas | Animais de Estimação > Saiba como cuidar de uma tartaruga aquática [com vídeo!]

 

O tema desta Agridica é como cuidar de uma tartaruga aquática. 

A tartaruga é um animal de sangue frio e, para regular a sua temperatura corporal, é preciso que o seu habitat seja adequado às suas necessidades. 

Com esta nossa Agridica, ficará a saber quais os cuidados e produtos necessários para que possa cuidar da sua tartaruga aquática e garantir o seu bem-estar. 

 

8 Conselhos sobre como cuidar de uma tartaruga aquática

Leia agora 8 conselhos essenciais sobre como cuidar de uma tartaruga aquática.

 

1.Local do habitat

A tartarugueira deve situar-se num local calmo e afastado de portas ou janelas e deve evitar zonas próximas a radiadores ou que recebam diretamente correntes de ar frio.

 

2.Características do habitat

Para alojar a sua tartaruga, recomenda-se um recinto grande, entre 8 e 15 litros por espécie juvenil, no mínimo. À medida que a tartaruga cresce, precisará de mais espaço. 

É importante que a tartarugueira tenha uma superfície seca para que a tartaruga possa descansar e água para que possa nadar.

A profundidade da água também é muito importante. Deve ser, no mínimo, o dobro do tamanho da tartaruga na vertical, para que possa nadar comodamente. 

Nas zonas secas do terrário, a tartaruga poderá regular a temperatura corporal, pelo que é indispensável que este tenha rampas para que esta possa aceder a uma superfície firme e secar-se. 

 

Ver Produtos para Tartaruga 

 

3.Controlo da temperatura

Outro fator a ter em conta é o controlo da temperatura. É importante existir um termostato específico para tartarugas aquáticas que mantenha a temperatura entre os 23 e os 25 Cº e deve ter uma estrutura resistente aos golpes e às mordidas das tartarugas. 

 

4.Equipamento de filtração

Deve existir um equipamento de filtração que mantenha a água livre de sujidade e biologicamente equilibrada, com limpeza semanal da bomba. 

 

5.Iluminação 

O sistema de iluminação também deve ser adequado a tartarugas aquáticas. Se a sua tartaruga não tiver a possibilidade de apanhar sol dentro de casa, o ideal é proporcionar-lhe um sistema específico tal como uma lâmpada de UVB. Esta oferece as condições de luz necessárias para o seu desenvolvimento, impedindo o amolecimento da carapaça e a sua deformação.

 

Ver Produtos para Tartaruga 

 

6.Elementos decorativos

Para que se exercite, pode optar por colocar no habitat elementos decorativos como pedras, ramos e arbustos, para que possam subir ou procurar sombra. Além disso, as tartarugas adoram cavar, pelo que deve ter uma camada profunda de uma mistura de areia ou gravilha para aquários.

 

7.Limpeza do habitat da tartaruga aquática

Manter o terrário limpo é muito importante. Se se tratar de uma tartarugueira pequena com menos de 15 litros, é preciso trocar a água 2 vezes por semana. Se for maior, basta trocar a água uma vez por semana. 

 

8.Alimentação da tartaruga aquática

As tartarugas têm sempre muito apetite! Ofereça-lhes como opção principal sticks ou pellets que tenham uma fórmula específica para tartarugas aquáticas, sendo importante que a fórmula esteja ajustada à idade do seu animal.

 

Ver Produtos para Tartaruga 

 

Agradecemos a leitura e até à próxima Agridica!

REDE DE LOJAS AGRILOJA

Ovar

Rua da Návega, nº 311-329 - Olho Marinho 3885-113 - Arada

(+351)256790670

geral.ovar@agriloja.pt

Segunda a Sábado:
Período da Manhã:
09:00 – 12:30
Período da Tarde:
14:00 – 18:30

Aberto aos Feriados.

Encerrada a: 1 de Janeiro | 3ª Feira de Carnaval | 1 de Maio | 1 de Novembro | 25 de Dezembro

Siga-nos nas redes sociais