Blog > Pecuária > Sabe como alimentar galinhas poedeiras? Veja mais no nosso artigo!

A alimentação das galinhas poedeiras é essencial! Para assim garantir a produção de ovos de forma regular e de qualidade.

Sabe qual a alimentação e suplementação mais adequadas às galinhas poedeiras?

Na hora de as alimentar há que ter em contas algumas dicas e informações úteis.

Descubra tudo neste artigo!

 

A alimentação das galinhas poedeiras

Sabe o que é essencial na hora de escolher a alimentação?

Deverá ter uma ideia, a partir de que altura (idade) as galinhas iniciam a postura dos ovos.

Dependendo da raça, as galinhas poedeiras ficam, por norma, aptas para produzir ovos com regularidade, com cerca de 18 a 24 semanas de “idade”.

Assim para conseguir garantir que produzam ovos dentro dos “padrões normais”, deverá ter em atenção à alimentação e nutrientes que lhe fornece.

Posto isto, a base da alimentação das galinhas deverá basear-se em rações que contenham uma fórmula equilibrada. Rica em minerais, proteínas e outros nutrientes.

Proteínas

As proteínas são elemento essencial na alimentação das galinhas.

No entanto, deverá garantir que não fornece quantidade excessiva.

As rações com fórmulas específicas para galinhas poedeiras, são a forma mais válida. Isto irá fornecer às galinhas a quantidade necessária de proteína e nutrientes para produção de ovos saudáveis.

Outra dica que lhe damos: passa pela criação de um espaço ao ar livre, possibilitando assim que ingiram diretamente da terra alguns insetos (como minhocas). Aumentando assim o consumo de proteína.

 

Adição de cálcio

Para galinhas poedeiras, a ração poderá não ser suficiente para garantir todos os nutrientes necessários. Deverá garantir a produção de ovos de qualidade, assim como o bem-estar de saúde.

Para fornecer os nutrientes fundamentais para a produção de ovos saudáveis, poderá ser importante a adição de cálcio à alimentação das suas galinhas. Embora grande parte das rações contenham este nutriente, poderá optar por suplementação extra.

Uma sugestão: A casca de ostra é uma ótima solução para a adição de cálcio na alimentação das galinhas.

 

O que evitar na alimentação das galinhas?

Ao contrário do que possa pensar, a prática comum de fornecimento de restos de comida às galinhas, pode não ser assim tão aconselhável.

Pois assim como em qualquer plano alimentar, existem alimentos que não são muito recomendáveis.

Por isso, deve ter em atenção os alimentos que lhes oferece e a quantidade.

Apesar de ingeridos em pequenas quantidades não serem perigosos, o seu consumo excessivo pode ter consequências prejudiciais para a saúde e produtividade das galinhas.

Aconselhamos que evite, ao máximo, os seguintes alimentos:

  • Abacate
  • Alho
  • Casca de batata
  • Cebola
  • Cítricos (laranja e o limão);
  • Feijão seco

Pode optar por alimentos como vegetais e cascas de frutas.

Existem algumas exceções alimentares que se ingeridas em pequenas quantidades, podem contribuir positivamente para uma alimentação equilibrada. 

No entanto, o fornecimento destes alimentos não deve ser feito em detrimento da ração para não causar desequilíbrios nutricionais.

 

Benefícios alimentares ao ar livre

Se deixar as suas galinhas ao ar livre só trará benefícios. Permitir que as galinhas poedeiras se desloquem com maior liberdade de movimento ao ar livre, possibilita que complementem a sua alimentação através do fornecimento do solo: bagas, grãos, insetos, sementes, e muitos outros.

Se permitir que as suas galinhas poedeiras andem ao ar livre durante o dia, é importante que as recolha à noite. Poderá optar por soltá-las sem limites ou restringir numa área limitada.

Caso assim seja, é essencial uma vedação no perímetro do galinheiro. 

galinhas-poedeiras-ar-livre

Galinhas Poedeiras ao ar livre

 

Dicas e cuidados importantes no galinheiro

O bem-estar das galinhas passa também por uma boa manutenção do galinheiro.

O estado e qualidade do galinheiro têm grande impacto na qualidade de saúde e vida destes animais. Assim a produção de ovos pode também ser condicionada pelo ambiente onde se encontram.

Algumas dicas e cuidados que deve ter em conta:

  1. Garanta um espaço e ambiente devidamente higienizado e limpo (limpar, pelo menos, uma vez por mês). Deverá fazê-lo com produtos designados como virocidas e bactericidas;
  2. O galinheiro deve ter sempre uma cama de aparas de modo a existir absorção dos excrementos. Pois desta forma mantem a secagem do espaço. Esta deve ser renovada com regularidade e dependendo do número de galinhas;
  3. A limpeza dos bebedouros e comedouros, deve ser regular e com os produtos indicados. Assim, evita a acumulação de bactérias indesejadas;
  4. O bebedouro deverá conter sempre água disponível e limpa. Sendo que a renovação da água deve ser diária;
  5. Ao renovar a alimentação, evite deixar restos no comedouro. Pois estes fermentam e promovem uma aceleração na degradação e qualidade da alimentação;
  6. As galinhas poedeiras devem dispor de uma zona própria para a postura. Pois deste modo evita que os ovos fiquem desprotegidos (existem galinheiros já com abrigos de posturas integrados ou podem ser adquiridos à parte);
  7. Garanta que o galinheiro é colocado numa área, que adquira sombra nas horas mais quentes do dia;
  8. Evite o excesso de galinhas no galinheiro, tendo em conta a capacidade que dispõe;
  9. No inverno, mantenha uma “luz de presença” no galinheiro. Assim evitará que as galinhas interrompam o ciclo de postura;
  10. Utilize vedações de madeira para dar um ar mais harmonioso.

Aves-300x300

Produtos essenciais para galinhas poedeiras

 

Encontre os produtos ideias para as suas galinhas!

Já sabe como alimentar uma galinha poedeira? Descubra todas as ofertas que temos para si.

Visite uma das nossas lojas e encontre uma vasta gama de produtos, para a alimentação, acessórios essenciais e galinheiros. Quer saber como montar uma capoeira, saiba mais aqui!

Beneficie de uma ajuda de profissionais especializados e de confiança.

Na Agriloja estamos à sua disposição para ajudar.

REDE DE LOJAS AGRILOJA

Leiria

Rua da Cooperativa Nº2
Leiria, Leiria, 2410-262

(+351)244860600

geral.leiria@agriloja.pt

Horário:

Segunda a Sexta:

09:00 – 20:00

Sábado:

08:00 – 13:00

Siga-nos nas redes sociais