Blog > Bricolage > Qual o melhor Aquecedor a Gás e como fazer a opção certa

Para manter a sua casa com uma temperatura agradável e confortável nos dias mais frios, nada melhor que um aquecedor simples de usar, económico e portátil, como é o caso dos que são alimentados a gás. Entre os vários modelos disponíveis, nem sempre é fácil escolher o equipamento certo. Foi a pensar em si que preparamos este artigo: para que consiga identificar qual o melhor Aquecedor a Gás de uma forma fácil e rápida. 

Vamos explicar o que distingue os diferentes tipos de Aquecedores a Gás e os pontos essenciais que irão ajudar a saber qual o melhor Aquecedor a Gás, bem como alguns conselhos de utilização.

qual-o-melhor-aquecedor-a-gas-e-o-que-deve-ter-em-atencao-antes-de-comprar-aquecedor-gas-interior-agriloja

Os Aquecedores a Gás têm diversos tamanhos, pelo que se ajustam a diferentes dimensões de espaços.

 

Por que é que os Aquecedores a Gás são boas escolhas de aquecimento?

Conectados apenas a uma fonte de gás, como uma botija, estes aparelhos permitem aquecer o ambiente de uma forma fácil e sem ter de passar por longos (e por vezes dispendiosos) processos de instalação.

Mas há mais:

  • Podem durar muitos anos, caso sejam bem estimados;
  • São simples de usar, por serem intuitivos;
  • Têm um elevado poder calorífico, aquecendo de forma eficiente a divisão;
  • Proporcionam um aquecimento quase imediato após serem ligados, evitando ter de esperar muito pelo ambiente que deseja;
  • Trabalham em qualquer altura, mesmo quando falta a luz;
  • Oferecem um aquecimento consistente, sem grandes oscilações de temperatura;
  • Podem ser mudados de local, pois são portáteis.

 

Como se diferenciam os vários Aquecedores a Gás?

Existem vários tipos de Aquecedores a Gás, que se diferenciam pela potência, tamanho, eficiência energética e peso, por exemplo. Uns são ainda mais sofisticados e tecnológicos, e outros mais simples.

Os Aquecedores a Gás para o interior podem ser classificados da seguinte forma:

 

Aquecedores a Gás Infravermelhos

Também chamados de radiantes, nestes equipamentos o calor é transmitido através de infravermelhos. Com uma excelente potência, proporcionam um aquecimento rápido e alguns modelos apresentam proteção falha de chama, o que os torna mais seguros.

 

Aquecedores a Gás com Chama Azul

Aquecem o local de uma forma muito rápida e permitem obter uma temperatura mais uniforme no ambiente. 

 

Aquecedores a Gás Catalíticos

Nestes Aquecedores a Gás, o calor é transmitido através de um painel catalítico, sendo uma opção segura devido à ausência de chama direta. São também económicos. 

 

Aquecedores a Gás para o Exterior

Outra das componentes que diferencia estes aparelhos é o facto de serem indicados para uso interior ou exterior.

qual-o-melhor-aquecedor-a-gas-e-o-que-deve-ter-em-atencao-antes-de-comprar-aquecedor-gas-agrilojaOs Aquecedores a Gás para o exterior permitem utilizar os jardins ou esplanadas todo o ano.

 

Os Aquecedores a Gás para o exterior são fabricados em materiais mais resistentes, pois estão mais expostos às variações climatéricas. Estas opções permitem-lhe usufruir destes espaços durante todo o ano, a qualquer hora do dia.

Seja qual for o tipo de Aquecedor de Gás utilizado, convém garantir que a sua habitação tenha um bom isolamento térmico para que o aquecimento seja o mais eficiente possível.

 

Quais as perguntas a fazer para escolher o melhor Aquecedor a Gás?

Já vimos que existem diversos tipos de Aquecedores a Gás. Isto significa que, para cada situação, existe uma escolha ideal. 

Para saber qual é o equipamento mais adequado para si, aconselhamos que reflita sobre alguns aspetos, como por exemplo:

 

Qual a área que pretendo aquecer?


Os Aquecedores a Gás devem ser utilizados em espaços amplos, mas quanto maior for a zona que deseja aquecer, mais potente deve ser o aparelho. Já uma divisão mais pequena, ainda que com boa ventilação, exige um equipamento menos potente, para evitar sobreaquecimento do local.

Pretendo mover o Aquecedor a Gás entre as divisões?


Se pretende aquecer mais do que uma zona, será necessário mover o equipamento para onde lhe for mais conveniente. Neste sentido, é aconselhável que escolha um modelo com fácil portabilidade, com rodas, por exemplo. Por outro lado, se o objetivo é aquecer sempre o mesmo local, a sua portabilidade deixa de ser uma questão a ponderar. 

Qual será a frequência de uso do Aquecedor a Gás?


Imaginemos que deseja apenas utilizar o seu aquecedor quando o frio é mais intenso que o habitual. Nesse caso, pode escolher um equipamento mais simples.

Contudo, se o utilizar de forma frequente, pode ser importante optar por um mais sofisticado e tecnológico, com mais funcionalidades, como por exemplo regulação de temperatura, desligamento automático ou até termostato.

 

Cuidados a ter com os Aquecedores a Gás

Um Aquecedor a Gás interior dispensa condutas de extração de gases, como acontece com outros sistemas de aquecimento, como lareiras ou salamandras. Ainda assim, para evitar riscos, é fundamental que evite utilizá-los em espaços muito pequenos, fechados e com pouca ventilação. A recomendação é que o espaço seja sempre superior a 20 m2

Existem ainda outros conselhos para os quais chamamos a sua atenção:

  • Desligá-los antes de ir dormir ou sair de casa;
  • Colocá-los longe de materiais inflamáveis;
  • Realizar inspeções de forma regular;
  • Evitar a sua utilização na divisão onde dorme.

 

Aconselhamos ainda que as crianças e os animais de estimação estejam afastados do equipamento.

Seja qual for o Aquecedor a Gás que escolher, ao cumprir estas recomendações estará a contribuir para garantir a sua segurança e a dos que convivem consigo. 

 

Como ter apoio para escolher o Aquecedor a Gás ideal para si?

Na Agriloja, poderá encontrar vários modelos de Aquecedores a Gás, apropriados para diferentes ambientes e fabricados com materiais resistentes e duráveis. Na hora de escolher, conte com o nosso serviço técnico personalizado para saber qual o melhor Aquecedor a Gás para o seu caso.

Os nossos profissionais possuem o conhecimento e a experiência necessária para esclarecer todas as suas dúvidas para que faça a escolha mais acertada.

 

Veja Aquecedores a Gás

REDE DE LOJAS AGRILOJA

Ovar

Rua da Návega, nº 311-329 - Olho Marinho 3885-113 - Arada

(+351)256790670

geral.ovar@agriloja.pt

Segunda a Sábado:
Período da Manhã:
09:00 – 12:30
Período da Tarde:
14:00 – 18:30

Aberto aos Feriados.

Encerrada a: 1 de Janeiro | 3ª Feira de Carnaval | 1 de Maio | 1 de Novembro | 25 de Dezembro

Siga-nos nas redes sociais