Blog > Agricultura | Jardim > Por que deve comprar um Rachador de Lenha e como acertar na escolha do equipamento

A lenha é um recurso valioso, em especial quando o frio começa a aproximar-se, servindo como fonte de calor. Mas pensar em cortá-la pode fazer diminuir o entusiasmo. A solução para lhe facilitar a vida é comprar um Rachador de Lenha e deixá-lo fazer todo o trabalho por si, com o mínimo de esforço.

Se está a questionar-se “será que preciso mesmo deste equipamento?” este artigo é para si. Vamos dar-lhe 5 bons motivos para investir nestes aparelhos e explicar o que considerar para fazer escolhas certas.

 

O que é um Rachador de Lenha e para que serve?

Para usar a lenha, regra geral, tem de cortar troncos em pedaços mais pequenos. É verdade que pode realizar esta tarefa de forma manual com um machado, mas o objetivo do Rachador, sendo uma máquina, é automatizar esta atividade.

Ou seja: o equipamento substitui o trabalhador durante o processo. O tronco é colocado numa estrutura própria, na posição horizontal ou vertical, dependendo do modelo da máquina, e é pressionado pela lâmina, que desliza na sua direção, até rachar.

 

A forma como trabalham é variável: uns funcionam a energia elétrica, outros através de um motor de combustão.

rachadores-de-lenha-horizontal-agriloja

Os Rachadores de Lenha permitem dividir os troncos de forma automatizada, poupando-lhe trabalho.

 

5 boas razões para ter o seu próprio Rachador de Lenha

  • Economia de tempo


Cortar a lenha à mão é um processo moroso, tendo de desferir vários golpes de machado até dividir um tronco. Alguns modelos de Rachadores permitem rachar logo a lenha em várias frações somente com uma passagem pela estrutura.

Isto significa que pode poupar várias horas de trabalho, permitindo que se dedique a outras tarefas.

 

  • Aumento da produtividade


De forma manual, é improvável que seja capaz de aplicar a mesma força e rapidez para rachar a lenha durante toda a tarefa. Um Rachador faz um trabalho constante e prolongado, que permite rachar uma grande quantidade de troncos com igual eficácia, melhorando a performance e tornando a atividade mais produtiva.

Se usar o Rachador de Lenha para obter fonte de energia para o seu sistema de aquecimento, por exemplo, consegue, de uma só vez, ter uma grande quantidade de troncos prontos a utilizar.

 

  • Redução do esforço físico

Com o tempo, o esforço de rachar a lenha de forma manual pode trazer-lhe problemas, como dores, que afetam a sua saúde.

Usar um Rachador torna a tarefa muito menos cansativa, pois dispensa quase todo o trabalho, sendo até capaz de rachar os troncos mais resistentes, que exigiriam um desgaste extra da sua parte.

O único esforço consiste no acionamento do aparelho, assim como na troca dos troncos já cortados pelos novos.

 

  • Precisão no corte

Ao rachar a lenha com um machado, a precisão é comprometida, sendo frequente que os troncos acabem por ter formas e tamanhos muito diferenciados. Isto pode dificultar o trabalho, pois exigirá mais cortes até atingir o efeito desejado.

Com um Rachador, o corte é uniformizado, assemelhando os troncos cortados uns aos outros, tornando-os prontos a usar com maior rapidez.

 

  • Garantia de segurança

O uso de um machado pode trazer risco de acidentes. É verdade que os rachadores de lenha também possuem lâminas, mas são manuseados através de controlos que se encontram fora do alcance das estruturas de corte, protegendo o operador.

Além do mais, alguns modelos têm grades de proteção que isolam a zona de corte, evitando assim a projeção de pedaços de madeira que possam provocar ferimentos.

 

Como escolher o Rachador de Lenha: aspetos que deve considerar

Usufruir dos benefícios que enumerámos depende da escolha de um equipamento adequado ao que pretende. Para evitar erros, pondere sobre os seguintes aspetos:

 

  • Tamanho e espessura da lenha a cortar

Estes são aspetos importantes para determinar a força necessária do aparelho, medida em toneladas. A maior parte dos Rachadores de uso doméstico apresentam forças a rondar as 7 toneladas.

Sabia que a força do equipamento deve ser maior, quanto maior for também a espessura e dimensão dos troncos? Para troncos muito espessos e de tamanho elevado, escolha um Rachador potente e forte, como os que funcionam a motor de combustão. Para os troncos pouco resistentes e de pequena ou média dimensão, escolha um equipamento de força e potência médias, como os elétricos.

 

O tamanho dos troncos também é importante para escolher a posição do aparelho: um Rachador de Lenha vertical consegue cortar uma grande variedade de tamanhos de troncos, enquanto que um horizontal é mais indicado para dimensões mais reduzidas.

rachadores-de-lenha-3-em-1-agriloja

Os Rachadores de Lenha verticais são mais indicados para cortar troncos maiores.

 

Deve, então, considerar as características da madeira que pretende cortar e relacioná-las com as capacidades dos Rachadores.

 

  • Quantidade de lenha a rachar

Caso o objetivo seja cortar uma grande quantidade de lenha, escolha um modelo mais profissional e potente. Pelo contrário, se o uso for apenas ocasional, escolha um equipamento mais simples e prático.

 

  • Local onde irá trabalhar

Se pretende rachar a lenha num local mais remoto, um Rachador a motor de combustão pode ser mais indicado, já que um elétrico exige uma fonte de alimentação.

O tamanho do próprio aparelho também se relaciona com o local de trabalho: se tiver de o transportar, escolha um pequeno ou médio, além de portátil.

 

Como garantir o bom funcionamento do Equipamento

Se o Rachador de Lenha for usado de forma incorreta o seu funcionamento ficará comprometido. Para evitar esta situação, realize uma avaliação regular, averiguando os níveis de óleo, filtros ou combustível (no caso dos Rachadores a motor de combustão). Deve ainda ler com atenção as instruções antes de usar o equipamento.

Além disso, deve cumprir regras de segurança como:

  • Usar luvas e óculos de proteção e evitar roupas que possam prender na máquina;
  • Estabelecer um perímetro de segurança em redor para evitar acidentes;
  • Manobrar o equipamento com as duas mãos, nos locais recomendados, longe das lâminas;
  • Manter-se na área de controlo, saindo apenas para trocar os troncos.

 

Onde comprar um Rachador de Lenha perfeito para as suas necessidades?

Agora que já sabe o que estes equipamentos lhe podem oferecer, é hora de apostar num bom produto. Isto significa que o equipamento deve ajustar-se ao que precisa e pretende.

A existência de vários modelos pode dificultar o processo de decisão. Para garantir que acerta, o melhor é aconselhar-se com profissionais especializados. Na Agriloja, estamos disponíveis para esclarecer dúvidas e fornecer recomendações sobre os melhores produtos do mercado.

Também disponibilizamos uma oferta variada, permitindo-lhe encontrar nas nossas lojas um Rachador de Lenha vantajoso e eficaz. Na Agriloja, estamos sempre ao seu lado para que tome as melhores decisões.

Veja os nossos folhetos!

REDE DE LOJAS AGRILOJA

Ovar

Rua da Návega, nº 311-329 - Olho Marinho 3885-113 - Arada

(+351)256790670

geral.ovar@agriloja.pt

Segunda a Sábado:
Período da Manhã:
09:00 – 12:30
Período da Tarde:
14:00 – 18:30

Aberto aos Feriados.

Encerrada a: 1 de Janeiro | 3ª Feira de Carnaval | 1 de Maio | 1 de Novembro | 25 de Dezembro

Siga-nos nas redes sociais