Blog > Jardim > Sardinheira: saiba os cuidados que deve ter com esta planta

Artigo atualizado a 15 de março.

A planta conhecida como Sardinheira possui um caule suculento e pode atingir 30 a 70cm de altura. As suas folhas são aveludadas e com uma mancha castanha circular. Trata-se de uma flor colorida e bastante aromática.

Ao ler este artigo, ficará a saber mais sobre a sardinheira, uma planta que alegra os jardins do nosso país.

planta-do-mes-sardinheira-agriloja

Cuidados a ter com a planta Sardinheira (Pelargonium) 

As sardinheiras apresentam diferentes cores, sendo algumas delas bicolor, e as suas formas são variadas. Combinam muito bem com a cor castanha dos vasos de barro, criando assim o cenário mediterrânico perfeito.

Apesar de muito resistentes, a Sardinheira, assim como outras plantas, exige alguns cuidados para que as suas folhas cresçam saudáveis e as suas flores floresçam da melhor forma. Veja:

Luz

Apesar das sardinheiras terem uma alta resistência à luz, sendo mesmo aconselhável que estejam em locais onde o sol incida de forma direta, é necessário ter alguns cuidados. Nas alturas de maior calor, convém resguardar a planta em locais com alguma sombra.

Temperatura

As sardinheiras não resistem a temperaturas baixas e não toleram geadas. São plantas que se adaptam melhor ao calor e por isso são ótimas para florir as varandas e terraços de regiões mais quentes.

Rega


As regas das sardinheiras devem ser regulares, no entanto deixe o solo secar entre as regas nos meses de Outono e Inverno. Estas plantas dão-se bem num solo alcalino.

Cultivo/Solo

Os solos e substratos onde cultiva a sardinheira devem ser férteis, ricos em matéria orgânica e bem drenados. A argila expandida no fundo do vaso é muito importante para potenciar a drenagem.

Fertilizante

Para manter as sardinheiras floridas e saudáveis, deve fertilizar regularmente. Para enriquecer a terra, é aconselhável o uso de adubo com baixo teor de azoto uma vez por mês.

Manutenção

São fáceis de tratar e florescem repetidamente. As pragas e doenças mais comuns nas sardinheiras são a ferrugem e a borboleta das sardinheiras. Para combater pode utilizar um fungicida ou inseticida. Durante a floração deve podar as hastes mais compridas e remover as flores secas.

planta-do-mes-sardinheira-plantar-agriloja

Algumas curiosidades sobre as Sardinheiras

  • Família: Geraniaceae.

  • Origem: África do Sul.

  • Localização: Exterior.

  • Floração: Primavera a Outono - Março a Outubro.

 

Nas lojas Agriloja temos uma vasta gama de produtos com tudo o que precisa para a sua Sardinheira e para que o seu jardim floresça. Encontre a Agriloja mais perto de si e conte com o apoio especializado dos nossos colaboradores para esclerecer todas as suas dúvidas sobre plantas, flores e jardins. 

 

Aproveite para fazer o download da nossa Agridica sobre as sardinheiras e leve consigo as nossas dicas para onde quiser.

 Clique Aqui

Veja as nossas sugestões na Loja Online

REDE DE LOJAS AGRILOJA

Ovar

Rua da Návega, nº 311-329 - Olho Marinho 3885-113 - Arada

(+351)256790670

geral.ovar@agriloja.pt

Segunda a Sábado:
Período da Manhã:
09:00 – 12:30
Período da Tarde:
14:00 – 18:30

Aberto aos Feriados.

Encerrada a: 1 de Janeiro | 3ª Feira de Carnaval | 1 de Maio | 1 de Novembro | 25 de Dezembro

Siga-nos nas redes sociais