Blog > Agricultura | Jardim > Conheça todos os benefícios da argila expandida e saiba como usar na horta e jardinagem

Se gosta de jardinagem ou tem uma pequena horta no quintal já deve ter ouvido falar em substratos para jardim. A argila expandida é um tipo de substrato mineral que ajuda no desenvolvimento das plantas e da vegetação

Leia o nosso artigo e descubra:

- As razões pelas quais deve começar a usar argila expandida na sua horta ou jardim;

- Como obter plantas mais saudáveis com a argila expandida.

1-conheca-todos-os-beneficios-da-argila-expandida-e-saiba-como-usar-na-horta-e-jardinagem-agrilojaA argila expandida drena o solo e deixa os jardins mais bonitos.

 

Para que serve a argila expandida?

A argila expandida é o resultado da argila natural queimada num forno rotativo a altas temperaturas. É um agregado que facilita o escoamento de água, protegendo assim as raízes das plantas. 

A argila expandida estimula o crescimento saudável das plantas nos solos menos ricos em macro e micro nutrientes. Contudo, são várias as finalidades deste substrato. É também uma boa opção para decorar floreiras e pequenos recantos do seu jardim, bem como para possibilitar projetos paisagísticos e criar coberturas ajardinadas. 

 

Descubra 11 motivos para começar a usar Argila Expandida

A argila expandida pode ser colocada em vasos e floreiras. Trata-se de um agregado recomendado para todos os tipos de plantas. Veja a lista que elaboramos e entenda porque este substrato contribui para obter melhores resultados na jardinagem e no cultivo: 

2-conheca-todos-os-beneficios-da-argila-expandida-e-saiba-como-usar-na-horta-e-jardinagem-agriloja

  1. Preserva as raízes das plantas
  2. Facilita a drenagem do solo 
  3. Estabiliza o teor de humidade das plantas
  4. Retém os nutrientes das plantas
  5. Melhora o substrato
  6. Proporciona isolamento térmico
  7. Protege as plantas das condições atmosféricas 
  8. Previne o aparecimento de ervas daninhas
  9. É resistente e durável 
  10. É um substrato leve e versátil 
  11. Decora jardins e floreiras 

 

Como usar a Argila Expandida 

Apontou todas as razões pelas quais deve começar a usar argila expandida na jardinagem ou cultivo? Agora que sabe para que serve e quais os benefícios, está na hora de perceber como jardinar com este substrato. 

Veja como utilizar de forma correta a argila expandida, seja para enfeitar uma floreira ou para cultivar os mais diversos tipos de plantas e hortícolas. 

 

Como usar Argila Expandida em vasos de plantas e floreiras

Nos vasos e floreiras, a argila expandida deve ser colocada juntamente com a terra. Existem duas formas de utilizar este substrato nos vasos de plantas e nas floreiras: no fundo e na superfície. 

A argila expandida no fundo das floreiras auxilia na drenagem, evitando que as plantas fiquem com água em excesso e, por consequência, que as raízes apodreçam ou ganhem fungos. 

Quando a argila é colocada na superfície da terra, atua no isolamento térmico e acústico, bem como na proteção das raízes das plantas face às condições atmosféricas.

Para decorar, basta pôr um pouco de argila expandida na superfície da terra e verá que a floreira ficará com um aspeto mais bonito. 

Saiba como envasar, utilizando argila expandida, com a nossa Agridica.



Como usar Argila Expandida no jardim e coberturas ajardinadas 

A argila expandida é usada com frequência em projetos de jardinagem e paisagísticos. Nos jardins e coberturas ajardinadas, ajuda a manter a humidade da terra em níveis equilibrados, evitando que a água fique acumulada no substrato. Aumenta ainda a vida útil dos materiais utilizados na impermeabilização e isolamento.

Este agregado é ideal para terraços ou coberturas ajardinadas pois melhora a eficiência térmica e acústica do edifício. Na construção deste tipo de infraestruturas, a argila expandida deve ser colocada por baixo do substrato para cumprir o seu efeito drenante.

A argila expandida cria também um ambiente de elegância estética no jardim e em projetos paisagísticos. Pode ser utilizada diretamente na superfície do solo em áreas maiores junto a flores e árvores ou nos canteiros que enfeitam o jardim. 

 

Como usar Argila Expandida em hortas

Se tem uma pequena horta em casa ou está a pensar em criar uma, saiba que a argila expandida é indicada para o desenvolvimento saudável das suas hortícolas. Este composto garante a oxigenação das plantas, protege dos parasitas e evita o crescimento de ervas daninhas.  

Em hortas, a argila expandida pode ser colocada diretamente sobre a superfície da terra ou em vasos e sementeiras. Para obter bons resultados, basta alternar a argila expandida, em camadas, com a terra antes de colocar as sementes.

A argila expandida é uma excelente solução para quem deseja montar uma horta urbana no quintal, pois melhora a qualidade do substrato. Neste caso, deve-se colocar na sementeira cerca de três dedos de altura de argila expandida em conjunto com outro tipo de substrato para a horta que seja rico em nutrientes. 

 

Faça uso da Argila Expandida e tenha plantas mais saudáveis 

Recorrer a um substrato, como a argila expandida, potencializa o crescimento das plantas quando o solo tem carência de minerais. Pronto para colocar mãos à obra e começar a jardinar ou a preparar a sua horta? 

Na Agriloja, temos tudo o que precisa para que consiga um jardim viçoso com flores e plantações saudáveis. Conte com o acompanhamento personalizado dos nossos profissionais especializados e esclareça todas as suas dúvidas sobre argila expandida numa Agriloja perto de si.

 

Ver Argila Expandida

REDE DE LOJAS AGRILOJA

Ovar

Rua da Návega, nº 311-329 - Olho Marinho 3885-113 - Arada

(+351)256790670

geral.ovar@agriloja.pt

Segunda a Sábado:
Período da Manhã:
09:00 – 12:30
Período da Tarde:
14:00 – 18:30

Aberto aos Feriados.

Encerrada a: 1 de Janeiro | 3ª Feira de Carnaval | 1 de Maio | 1 de Novembro | 25 de Dezembro

Siga-nos nas redes sociais