Blog > Jardim > Saiba quando e como deve Cuidar da Relva do seu jardim

Tem um espaço de terra virgem ou está perante um relvado sem aquele verde intenso e quer saber como cuidar melhor da relva? Este é o artigo certo.

Um jardim verdejante, denso e bem semeado é tão importante quanto a pintura de uma casa. Quando a relva é bem mantida, é um elemento decorativo único. Caso contrário, denuncia falta de manutenção.

Veja como plantar, como cuidar da relva, cortar e o melhor período para adubar o solo.

 

Quando deve Plantar a Relva?

Semear relva é um processo simples, mas deve obedecer a algumas regras para garantir um relvado uniforme e brilhante.

Há vários tipos de relva e cada variedade tem o seu período de semeio.

Ao optar por uma variedade, deve ter em conta as condições meteorológicas, o clima na zona onde vive e o tipo de uso que vai dar.

A relva natural demora algum tempo a crescer e deve ser plantada nos meses mais amenos. Evite os picos do verão e inverno porque estas temperaturas extremas não favorecem o crescimento saudável.

 

Como Plantar Relva?

Antes de começar a semear, o ideal é fertilizar a terra uns dias antes. Opte por adubos naturais para evitar contaminar o solo.

O processo é simples:

  1. Alise o terreno com um cilindro;
  2. Areje o solo com um ancinho e faça-o em várias direções;
  3. Plante e distribua as sementes por toda a extensão do terreno, à mão ou com um propagador de sementes;
  4. Passe novamente com o ancinho para ajudar a misturar as sementes;
  5. De seguida, espalhe adubo em toda a extensão do terreno;
  6. Regue com uma mangueira de baixa pressão.

 

Quando Regar a Relva?

O solo deve manter-se húmido até 10 a 15 centímetros de profundidade.

Pode regar com uma mangueira, mas tenha atenção à pressão utilizada - sobretudo, se a relva tiver sido plantada há pouco tempo. A força da corrente pode causar a dispersão das sementes.

Os aspersores são um método de rega muito eficaz. Coloque-os em locais estratégicos para conseguir regar o máximo de área com o mínimo de consumo de água.

Regue ao início ou ao final do dia, nunca nas horas de maior calor.

Se não conseguir regar todos os dias, faça-o 2 vezes por semana e seja generoso na quantidade de água, sem afogar o terreno.

Garanta o suficiente para que a água se entranhe na terra e a relva resista melhor ao calor.

 

Como Cortar a Relva?

Pode cortar a relva de forma manual, mas o melhor é investir num bom corta-relvas. Poupa tempo e garante que vai aparar o relvado com mais frequência.

É importante que corte o relvado com frequência para estimular o crescimento, sobretudo durante os meses de calor porque a relva cresce mais rapidamente.

No entanto, não corte muito rente ao solo porque enfraquece a planta e limita o processo natural de fotossíntese.

O ideal é que fique com uma altura de aproximadamente entre 4 a 5 centímetros.

 

Como Cuidar da Relva com Fertilizantes e Adubos?

O solo vai-se desgastado de ano para ano. Por isso, é necessário restabelecer o equilíbrio da terra com produtos próprios.

Deve nutrir o solo, pelo menos, 2 vez por ano. O melhor período para adubar a terra e incentivar o seu crescimento é na primavera (fevereiro e março). Escolha um produto com azoto na sua composição.

Antes que o inverno se instale é recomendo realizar nova adubagem, de preferência em setembro. Nesta altura do ano, a relva vai precisar de potássio para aguentar as temperaturas baixas, geadas, mantos de água ou até de neve.

 

Fertilizante ou adubo?

Fertilizantes: São produtos sintéticos, com químicos na sua composição, mas libertam os nutrientes, imediatamente, no solo. São indicados em terrenos desgastados e pobres em nutrientes.

Adubos: São produtos naturais. Demoram mais tempo a fazer efeito e, por norma, exigem a mistura de vários tipos para garantir que têm na sua composição todos os elementos essenciais.

 

Conselhos extra para Cuidar da Relva do seu Jardim

A primavera é o momento ideal para arejar o solo porque a relva retoma o seu crescimento natural. Remexa a terra com um ancinho, um rolo de pontas ou um arejador. Se houver locais onde o solo está denso, dê-lhes especial atenção.

Elimine também ervas daninhas e outras plantas invasoras. Retire as folhas e pinhas que se acumularam na superfície do relvado porque impedem a passagem da luz solar.

Agora que já sabe como cuidar da relva e ao seguir estes conselhos, é garantido que terá um tapete de relva natural e verdejante à porta de casa. Nada como poder usufruir deste espaço ao ar livre.

Procure nas nossas lojas, na secção jardinagem, e encontre todos os produtos que precisa: sementes, luvas de jardinagem, adubos e fertilizantes e muito mais.

Se tiver dúvidas, peça ajuda aos nossos colaboradores.

REDE DE LOJAS AGRILOJA

Ovar

Rua da Návega, nº 311-329 - Olho Marinho 3885-113 - Arada

(+351)256790670

geral.ovar@agriloja.pt

Segunda a Sábado:
Período da Manhã:
09:00 – 12:30
Período da Tarde:
14:00 – 18:30

Aberto aos Feriados.

Encerrada a: 1 de Janeiro | 3ª Feira de Carnaval | 1 de Maio | 1 de Novembro | 25 de Dezembro

Siga-nos nas redes sociais