Blog > Jardim > 9 curiosidades sobre Orquídeas que não fazia ideia

Tem uma beleza ímpar, imensos significados e os insetos são um dos seus maiores aliados, mas não só.

A flor deste mês de novembro é a orquídea e temos muitas curiosidades para partilhar consigo, que (talvez) ainda não conhece.

O seu nome científico é Orchidaceae, pertencem à ordem das Asparagales e são das plantas que mais formas, cores e tamanhos apresentam no mundo.

 

As principais características das Orquídeas

As orquídeas possuem uma complexidade e beleza que faz delas flores especiais, sensíveis e com características interessantes e importantes. Podemos encontrar várias variedades, ou não fossem as orquídeas a maior família das plantas.

De entre as suas características, as que mais sobressaem são:

  • Existem cerca de 55 espécies de orquídeas em Portugal;
  • Conhecem-se entre 17.000 a 25.000 espécies;
  • Têm sempre 3 sépalas e 3 pétalas (uma delas é diferente e modificada);
  • Só tem um estame e está fundido com o estilete e o estigma;
  • Algumas orquídeas são trepadeiras.

 

A Polinização das Orquídeas

A polinização das orquídeas é um tema bastante complexo e fascinante devido aos estratagemas que a flor usa para atrair os polinizadores - fator que captou desde sempre a atenção dos cientistas, entre os quais Charles Darwin (pai da teoria da evolução por seleção natural).

As orquídeas atraem os polinizadores com as suas cores e aromas, oferecendo em troca recompensas em forma de alimento, como néctares, cabelos alimentares, azeites, ceras ou outros compostos.

De forma geral, 97% das espécies de orquídeas precisam de um polinizador, pois o pólen não se espalha por ação do vento ou por ação da planta.

 

As orquídeas no mundo

Nos trópicos vivem as espécies mais exuberantes e vistosas, mas no continente da Europa e restantes zonas do mundo também encontramos as mais bizarras e com formas peculiares. Estas flores adaptaram-se essencialmente a dois estilos de vida muito diferentes:

Nas zonas de clima temperado

São plantas terrestres com raízes tuberosas ou rizomas e todos os anos têm um período de crescimento.

Nas regiões tropicais em ambiente florestal

A maioria são plantas epifíticas (uma planta vive sobre a outra), desenvolvem-se sobre os ramos das árvores e possuem área perene.

As orquídeas têm um número tão vasto de espécies, que até é possível encontrá-las nas regiões polares (exceto na Antártida).

9 curiosidades sobre as Orquídeas

1. Só não existem na Antártida

Com temperaturas negativas de -40ºC, seu clima não permite que as orquídeas nasçam no território.

 

2. A maior orquídea tem 6 metros

As maiores orquídeas encontradas até hoje estão no Brasil, mais propriamente nos estados de Minas Gerais e Bahia, e têm o nome de Epidendrum Scalares.

 

3. Não se aproveitam de outras plantas

As orquídeas não sugam nem prejudicam as árvores sobre as quais se apoiam. Estas flores alimentam-se de material em decomposição, que se acumula nas raízes, utilizando outras plantas apenas para seu suporte.

 

4. Existe uma espécie que com cheiro a chocolate

Dizem que é uma das mais interessantes por despertar o sistema olfativo. A orquídea chocolate tem uma fragrância semelhante à do chocolate, cores acastanhadas e é denomina-se por Oncidium Sharry Baby 'Sweet Frangrance'.

 

5. Florescem no máximo 2 vezes ao ano

Não estranhe se não a vir dar flor todos os meses! Esta característica, de florescer apenas uma ou duas vezes por ano, faz desta planta uma flor especial, que merece toda a nossa atenção.

 

6. Se não houver insetos... não há orquídeas!

Nenhum outro animal é capaz de promover a sua polinização e o pólen das mesmas não se propaga por meio próprio ou ação do vento. As orquídeas dependem exclusivamente de insetos e de algumas aves para conseguirem polinizar.

 

7. São do tempo dos dinossauros

Um fóssil da planta da família da Orchidaceae com 80 milhões de anos foi descoberto na República Dominicana. E esta?

 

8. Produzem o seu próprio alimento

As orquídeas possuem a capacidade de produzir o seu próprio alimento (plantas autótrofas), através do processo de fotossíntese, que transforma gás carbónico e água em oxigénio e hidratos de carbono.

9. Têm um nome muito peculiar

Terminamos o nosso artigo de blog com uma das curiosidades mais engraçadas sobre a planta. Sabia que o nome "orquídea" deriva do grego da junção de όρχις (órkhis) + ειδος (eidos) que significa, respetivamente, testículos e forma? É verdade, a tradução à letra desta planta é: "forma de testículos". 

 

Onde pode comprar orquídeas?

A alma de um jardim são as plantas e o que de belo lhe podem oferecer. Agora que já conhece a nossa estrela do mês de novembro, pode adquirir as melhores seleções de orquídeas junto dos nossos produtos de jardim.

Na Agriloja encontra tudo o que necessita para plantar, adubar e cuidar das suas flores!

REDE DE LOJAS AGRILOJA

Leiria

Rua da Cooperativa Nº2
Leiria, Leiria, 2410-262

(+351)244860600

geral.leiria@agriloja.pt

Horário:

Segunda a Sexta:

09:00 – 20:00

Sábado:

08:00 – 13:00

Siga-nos nas redes sociais