Blog > Jardim > Guia rápido para escolher a roçadora ideal para as suas tarefas

Seja para fins profissionais ou domésticos de jardinagem e paisagismo, saber escolher a roçadora certa é fundamental para o sucesso da tarefa. 

Apesar da sua versatilidade em cortar relva, aparar arbustos e ervas daninhas, as opções disponíveis para este equipamento são tantas, que é necessário saber o que precisa. É sobre isto que vamos falar neste artigo: como escolher a melhor roçadora para as suas necessidades.

As roçadoras são uma ferramenta de jardinagem indispensável, pois conseguem chegar onde outras ferramentas de corte ou aparo não chegam. As roçadoras são essenciais para jardins e trabalhos florestais, para limpeza e manutenção de espaços com relva, arbustos e também para abrir caminhos.

Neste artigo, falaremos sobre todos os atributos e o potencial, por vezes esquecido, das roçadoras. Vai saber como escolher o melhor equipamento e descobrir como a sua utilização pode complementar na perfeição as suas tarefas.

2-guia-rapido-para-escolher-rocadoraA versatilidade das roçadoras faz com que seja uma ajuda preciosa em diferentes tipos de tarefas 

 

Como escolher a melhor roçadora para as suas tarefas?

Existem roçadoras elétricas, a gasolina e a bateria  Conheça agora as características das roçadoras por tipo de alimentação:

 

Roçadoras elétricas

Em regra geral, as roçadoras elétricas produzem menos ruído, trabalham de forma mais limpa e oferecem mais simplicidade na sua utilização.

São ótimas para usos domésticos nas proximidades de uma tomada elétrica. Para trabalhos que cubram maior área ou que sejam mais árduos podem não ser a melhor escolha.

Roçadoras a bateria

Quando comparadas com as elétricas, as roçadoras a bateria têm a grande vantagem de dispensarem fios. Por outro lado, necessitam de carregamentos periódicos.

3-guia-rapido-para-escolher-rocadora

A quantidade de energia que produzem é limitada, quando comparada com a versão a gasolina, por exemplo. Apresentam menos potência e a sua capacidade é mais limitada quando falamos de vegetações mais resistentes ou áreas grandes.

No entanto, as roçadoras a bateria são ideais para pequenas zonas relvadas e jardins domésticos.

 

Roçadoras a gasolina

Uma das grandes vantagens das roçadoras a gasolina é poderem ser utilizadas mesmo longe de uma fonte elétrica. Têm um bom desempenho mesmo nas ervas daninhas mais resistentes, mais grossas ou maiores, assim como em relvados mais robustos e de maior comprimento.

 

 Ver roçadoras

 

Quais os outros fatores a considerar na escolha da roçadora?

Além do tipo de alimentação, existem outros fatores a ter em conta quando pondera a escolha de uma roçadora, veja:

 

Potência e Motor

Em termos de potência, as roçadoras a gasolina podem ser de 2 ou 4 tempos. Na prática isto significa que a versão de 4 tempos necessita do dobro do tempo da versão de 2 tempos para executar as mesmas tarefas, devido à menor potência do motor.

4-guia-rapido-para-escolher-rocadoraSoma-se que a versão de 2 tempos arranca de forma mais rápida e permite trabalhar a partir de qualquer posição, dispensando preocupações com o uso de óleo para o motor.

No entanto, os motores a 4 tempos são menos barulhentos e poluentes, oferecendo mais tempo de vida útil devido ao menor desgaste.

 

Tipo de vegetação

Neste ponto é determinante saber escolher a melhor lâmina de acordo com o tipo de vegetação que pretende roçar. Veja:

 

Roçadoras para vegetação mais leve

Se optar por uma lâmina de linha de nylon poderá cortar uma relva mais longa, bem como vegetações mais leves. 

 

Roçadoras para vegetação mais densa

Se pretende executar trabalhos mais pesados em vegetações mais densas, o ideal é escolher uma roçadora com lâmina metálica. Estas lâminas podem ter 2 pontas – indicadas para relvas altas -, 3 pontas para vegetações compactas ou de serra circular. Este tipo de roçadora é ideal para vegetações realmente densas, oferecendo a capacidade de cortar pequenos troncos de árvore, se for necessário.

 

Existem diversas opções de roçadoras que apresentam a possibilidade de alternar entre cabeça de corte de linha de nylon e lâmina, permitindo assim, uma maior versatilidade.

 

Dimensão do espaço

Quando considerar todas as variáveis que compõem a sua roçadora, escolha o seu equipamento também em função da dimensão do espaço.

5-guia-rapido-para-escolher-rocadoraAs roçadoras facilitam e muito o trabalho de limpeza em espaços verdes

 

A potência e o tipo de alimentação são os dois pontos com maior peso na escolha do equipamento, de forma a conseguir manter a área de que necessita de forma regular e prolongada.

 

 Ver roçadoras

 

Acessórios

Apesar de alguns modelos serem adquiridos já com um kit de acessórios, existem outras opções de acessórios para roçadoras que podem ser adquiridos, entre os quais:

 

  • Carretéis de nylon;
  • Misturadores de combustível;
  • Funil;
  • Kit de ferramentas;
  • Óculos de proteção;
  • Enxadas rotativas;
  • Escovas de aço;
  • Lâminas;
  • Suspensórios;
  • Máscaras faciais protetoras.

 

Cuidados de manutenção na roçadora

A manutenção regular do seu equipamento, além de manter o nível de desempenho, ajuda a mantê-lo no nível de funcionamento ideal.

  1. Comece por limpar a parte externa da sua máquina;
  2. Certifique-se sobre a segurança da alça de transporte;
  3. Proceda à limpeza do filtro de ar, a fim de manter a potência do motor e reduzir o consumo de energia;
  4. Verifique com periodicidade curta a caixa de engrenagem e a massa de lubrificação;
  5. Limpe também o filtro de combustível;
  6. Mantenha os discos de corte afiados.

 

Importante: os equipamentos de proteção individual estão entre os cuidados a ter na utilização de uma roçadora.

 

Vá a Agriloja mais perto de si e encontre uma vasta oferta de roçadoras. Poderá também adquirir o seu equipamento na nossa nossa loja online.

Ver roçadoras

Contacte a Agriloja através da nossa página ou dirija-se a uma das nossas lojas para atendimento presencial. Conheça a grande seleção de acessórios para roçadoras e mantenha-nos à mão para quando for necessário.

REDE DE LOJAS AGRILOJA

Ovar

Rua da Návega, nº 311-329 - Olho Marinho 3885-113 - Arada

(+351)256790670

geral.ovar@agriloja.pt

Segunda a Sábado:
Período da Manhã:
09:00 – 12:30
Período da Tarde:
14:00 – 18:30

Aberto aos Feriados.

Encerrada a: 1 de Janeiro | 3ª Feira de Carnaval | 1 de Maio | 1 de Novembro | 25 de Dezembro

Siga-nos nas redes sociais