Para que a sua criação de galinhas prospere existem alguns aspetos fundamentais a considerar, entre eles, a proteção e o conforto que podem ser obtidos com a escolha do galinheiro adequado. Certamente que a questão se prende em como efetuar essa escolha.
Neste artigo,iremos abordar aspetos a ter em conta antes de adquirir um galinheiro e sugerir modelos de gaiola de madeira para galinhas com um design atrativo e funcional.
As gaiolas de madeira distinguem-se pelo design funcional e atrativo garantindo o seu enquadramento em qualquer tipo de ambiente.
5 Pontos que deve observar numa gaiola de madeira
A criação de galinhas e de outras aves de quinta requer um abrigo que garanta proteção e conforto. Proteção contra as condições climatéricas adversas e eventuais predadores. Conforto para que ponham e choquem os seus ovos. Desta forma, conseguirá assegurar o bem estar das suas aves.
A qualidade do material é dos primeiros fatores a ter em conta quando escolhemos uma gaiola para aves. Neste sentido, as gaiolas de madeira são ótimas opções pois, devido à resistência do material com que são feitas, garantem uma elevada durabilidade.
Mas existem outras características a ter em conta e que diferenciam as gaiolas de madeira entre si. Quando pretender escolher o galinheiro ideal, observe e analise os seguintes pontos:
Segurança
Uma das finalidades de ter um abrigo para as suas aves é a sua proteção. No entanto, existem gaiolas de madeira que oferecem maior segurança do que outras. Além da proteção lateral, aconselha-se que a gaiola de madeira tenha também a parte superior assegurada. Desta forma, irá evitar visitas indesejadas, como raposas, pássaros de maior porte, cães entre outros animais que possam colocar as galinhas em perigo.
Ventilação
Além da proteção, a ventilação do galinheiro é fundamental para favorecer a circulação de ar e garantir um ambiente saudável e arejado. Procure escolher gaiolas de madeira que garantam uma boa ventilação.
Facilidade de limpeza
Com a escolha do galinheiro adequado, a limpeza pode ser facilmente conseguida. Para esse fim, existem as bandejas removíveis. Desta forma,irá conseguir manter o chão do galinheiro sempre limpo
Procure garantir que a limpeza é efetuada com regularidade, e a manutenção seja efectuada semanalmente Lembre-se que uma boa higienização das gaiolas de madeira é fundamental para evitar o aparecimento de doenças parasitárias e infecto contagiosas.
Caixas de ninho
As galinhas de postura quando se encontram em produção necessitam de ninhos disponíveis. Para esse efeito, recomenda-se que a sua gaiola de madeira para galinhas tenha um número suficiente de caixas de nidificação: em média uma para cada quatro aves.
Os ninhos também servem para as galinhas chocarem os seus ovos até à sua eclosão.
Espaço
As suas aves necessitam de espaço para poderem se movimentar e reproduzirem-se o mais naturalmente possível. Alguns modelos de gaiola de madeira vêm com parque incorporado, enquanto que em outras é necessário construir uma vedação.
Seja qual for a situação, tenha em atenção a lotação máxima da sua gaiola de madeira. Garanta que haja pelo menos meio metro quadrado para cada ave para que estejam confortáveis quer em cima dos poleiros, quer aninhadas nos ninhos.
Reserve ainda um espaço na gaiola de madeira para instalar os comedouros e bebedouros das aves.
Sugestões de gaiola de madeira para galinhas com um design funcional
A gaiola de madeira para galinhas ou frangos ideal irá depender sempre das suas necessidades. Selecionamos algumas sugestões de modelos de gaiola de madeira bastante práticos e funcionais e que valem a pena conferir.
Destaque para o design rústico e sóbrio que transforma qualquer espaço verde.
Gaiola de madeira sem parque
Este modelo possui uma construção bastante resistente e ao mesmo tempo leve, o que facilita a sua deslocação. Os seus materiais estão adaptados ao exterior, como é o caso do telhado que apresenta uma tela granitada e impermeável.
Por os ninhos terem acesso ao exterior, a recolha dos ovos é facilitada, sem que haja necessidade de entrar dentro do galinheiro.
Essas gaiolas de madeira podem ser instaladas num espaço existente já vedado ou a vedação pode ser construída à volta do galinheiro.
O design sóbrio é outro dos pontos fortes desta gaiola de madeira, que permite o seu enquadramento em diferentes ambientes.
Gaiola de madeira com parque
As gaiolas de madeira com parque estão disponíveis em diferentes modelos, com um ou dois andares e em diferentes estilos de design. Estas gaiolas de madeira são bastante práticas e funcionais por já possuírem um parque incorporado. Este espaço exterior é fundamental para que as aves se movimentem com liberdade e também apanhem luz natural, muito importante para a produção de ovos.
Regra geral, estes modelos apresentam o parque sem piso, com vista a facilitar o acesso das aves à relva, tornando o seu habitat mais natural.
Nestes modelos, o acesso aos ninhos também pode ser feito através do exterior, facilitando a recolha dos ovos. As zonas de abrigo têm um tabuleiro de limpeza que garante maior praticidade à limpeza do local.
No caso dos modelos com dois andares, existe uma rampa de acesso que conduz as aves do parque para a zona de abrigo. Em algumas das gaiolas de madeira, além da porta lateral, existe também a possibilidade de abertura da parte superior.
Qualquer um dos modelos de gaiola de madeira que sugerimos são amplos, apresentando capacidade para 4 a 5 galinhas e podem ser utilizados por outros tipos de aves de capoeira.
Antes de selecionar o local, onde quer colocar a sua gaiola de madeira, deve ter em conta, que deve ser um local tranquilo, soalheiro mas abrigado dao sol nas horas mais quentes escolha um local abrigado do sol nas horas mais quentes do dia, mas que apanhe algum calor nas alturas mais frias. As suas galinhas agradecerão. Privilegie locais tranquilos e afastados de correntes de ar, para evitar mudanças bruscas de temperatura.
Conselhos de limpeza para as gaiolas de madeira
A saúde e o bem-estar das suas aves dependem de vários fatores, entre eles, ter um espaço higienizado e bem conservado.
Aproveite as nossas sugestões e pontos a ter em consideração:
- Manter o espaço seco;
- Limpar as caixas de areia e os ninhos com regularidade;
- Higienizar os comedouros e bebedouros:
- Escovar as paredes.
Para mais informações ou apoio técnico sobre gaiolas de madeira, conte com a Agriloja. Entre em contacto connosco através da nossa página e visite uma das lojas.
Ver Gaiolas de Madeira