Blog > Jardim > Decoração de Jardins: veja as ideias fáceis e rápidas de fazer que selecionámos para si

Quer saber como dar uma nova vida ao seu espaço exterior através da decoração de jardins? Saiba que com os elementos certos é possível transformar os espaços exteriores em locais mais acolhedores e atrativos.

Hoje apresentamos-lhe 8 ideias fáceis e rápidas de concretizar para que a sua varanda, terraço ou jardim seja um dos lugares preferidos da sua casa.

Ao longo do artigo, iremos falar sobre:

  • Mobiliário de Jardim;
  • Iluminação Exterior;
  • Objetos Decorativos;
  • Pérgolas;
  • Gelosias;
  • Relva Artificial;
  • Cercas de Madeira;
  • Jardim Infantil.

 

01-decoracao-jardim-agrilojaCom este artigo, vamos descomplicar a decoração de jardins através de ideias fácies e com grande impacto

 

8 Ideias de decoração de jardins para transformar o seu espaço

Antes de dar início aos trabalhos de decoração, é importante que tenha em conta o espaço disponível. 

As ideias de decoração de jardins que reunimos aqui podem ser ajustadas a diferentes tipologias de espaços exteriores. Mas para isso, é aconselhável que tenha em mente a dimensão do local que pretende decorar. Desta forma, será mais fácil pôr em prática as nossas sugestões de decoração de jardins.

 

1. Aposte no mobiliário de jardim certo


Os mobiliários de jardim são funcionais e dependendo da escolha fazem do espaço exterior um ótimo local para o convívio, descanso ou contemplação.

No entanto, a maior vantagem de utilizar móveis de exterior na decoração de jardins é a praticidade e a rapidez, já que o próprio mobiliário é o principal elemento decorativo.

Veja algumas sugestões:

  • Conjunto de mesas e cadeiras

Os conjuntos de mesa e cadeiras são muito funcionais e permitem criar espaços de convívio. Dependendo do material e do design que escolher, a decoração do seu jardim será mais moderna ou mais rústica.

Entre os materiais, poderá optar pela madeira, resina ou rattan sintético. Quanto ao design, as linhas retas, por exemplo, são ideais para quem pretende uma decoração mais contemporânea.

 

2-decoracao-jardim-agriloja

A variedade de designs e de materiais permite adaptar a decoração a diferentes estilos

  • Bancos de jardim

A utilização de bancos de madeira mais tradicionais na decoração de jardins permite criar um espaço que convida à contemplação. Poderá colocar floreiras verticais próximas ao banco e ali plantar aromáticas como a lavanda para estimular as sensações olfativas. Um verdadeiro oásis dentro de casa!

 

  • Espreguiçadeiras

Existem ainda opções que lhe permitem relaxar, tal como a espreguiçadeira para descansar e aproveitar os dias de sol. Além de serem esteticamente atraentes, podem ser adaptadas a vários espaços além do jardim, tal como um terraço ou varanda.

 

Ver Mobiliário de Jardim

 

2. Desfrute do seu jardim à noite com iluminação exterior


Para que possa aproveitar bem o seu espaço exterior também durante a noite, aposte numa decoração de jardins que faça uso da iluminação exterior. Além de embelezar o espaço, a iluminação torna também o local mais seguro e agradável durante a noite. Eis alguns exemplos:

 

  • Tochas de bambu

As tochas de bambu dão um ar elegante ao seu jardim e, quando colocadas de forma estratégica, criam jogos de luz e sombra, ajudando a destacar pontos específicos, como plantas, por exemplo. 

As tochas podem ser acesas com recurso ao líquido para tochas, que funciona como uma espécie de combustível. Este líquido tem a vantagem de incluir citronela própria para afastar os mosquitos e ainda ser antifumo.

 

  • Estacas e candeeiros solares

Por outro lado, as estacas e os candeeiros solares funcionam através do aproveitamento da radiação solar que depois é transformada em eletricidade. Estes pequenos pontos de luz são fáceis de instalar e são amigos do ambiente, uma vez que recorrem à energia solar, que vai sendo carregada durante o dia.

Poderá escolher entre uma variedade de formatos e de temas, conseguindo assim diferentes opções de decoração. 

3-decoracao-jardim-agriloja

Os candeeiros solares estão disponíveis em vários formatos e temas

 

Ver Iluminação de Exterior

 

3. Torne o seu jardim num lugar mágico com peças decorativas


São vários os caminhos que pode seguir se optar por usar determinadas peças na decoração de jardins. Eis alguns exemplos:

 

  • Animais e anões de jardim

Borboletas, pássaros, flamingos ou garças. A escolha é grande e a utilização de animais na decoração de jardins transforma o espaço no local que nos remete à fantasia. Estes objetos podem ser colocados entre as plantas, pendurados em vasos ou afixados à parede. A imaginação é o limite!

Outra opção de decoração de jardins, são os anões que conferem um maior misticismo ao espaço. Existem várias crenças que indicam que os anões de jardim, além de protegerem o espaço, ajudam a trazer boa sorte para os habitantes da casa.

 

  • Plantas artificiais

As plantas artificiais distinguem-se por serem de fácil manutenção e por terem uma maior duração. 

Pode optar por colocá-las em vasos ou em parapeitos de janelas viradas para o jardim. Outra ideia que se ajusta a diferentes espaços, é a decoração de paredes ou gelosias.

 

  • Camas e cadeiras de rede

As camas e cadeiras de rede são elementos decorativos muito apelativos que criam um espaço que convida à descontração. Enquanto as camas de redes ajudam a criar um ambiente mais informal, as cadeiras de rede conferem maior requinte ao espaço.

Ambas são excelentes opções de decoração de jardins que ajudam a criar um espaço de relaxamento e de contemplação, perfeito para desfrutar de um por do sol, por exemplo.

4-decoracao-jardim-agriloja

Para que se torne mais fácil de pendurar a cama de rede, o ideal é recorrer a um kit próprio

 

Ver Peças Decorativas

 

4. Crie locais de sombra agradáveis com pérgolas ou chapéus de jardim


Se procura ter um local resguardado no seu jardim para relaxar, saiba que as pérgolas podem ser uma solução na decoração de jardins. Outra opção são os chapéus de jardim.

 

  • Pérgolas

As pérgolas podem ser decoradas com plantas artificiais ou naturais e, quando combinadas com sofás ou cadeiras de rede, criam um espaço mágico dentro do seu jardim. 

Dependendo da dimensão da pérgola, poderá utilizar o espaço de sombra como um local perfeito para as refeições partilhadas com a família e amigos. 

Uma vez que as pérgolas permitem criar diferentes tipos de ambientes, é possível escolher entre desfrutar o espaço em tranquilidade ou aproveitar para conviver na companhia das pessoas que mais gosta.

5-decoracao-jardim-agriloja

As pérgolas de madeira dão um ar mais campestre e ao mesmo tempo refinado ao seu jardim

 

  • Chapéus de jardim:

Os chapéus de jardim adaptam-se também com facilidade a diferentes espaços ao ar livre, incluindo varandas ou terraços. São fáceis de transportar e de arrumar e podem ser utilizados em várias situações, tais como:

  • Junto à espreguiçadeira para fazer sombra, em especial se tiver uma piscina e se quiser resguardar do sol;
  • Junto à mesa de refeições do exterior, para que haja uma maior proteção do sol ou do vento mais forte.

 

Ver Chapéus e Pérgolas

 

5. Decore com gelosias


As gelosias em madeira são uma ótima opção de decoração de jardins, com a vantagem de se adaptarem tanto a espaços maiores como mais pequenos. Podem ser personalizadas com facilidade, através da pintura ou da decoração com plantas naturais ou artificiais, por exemplo.

Pode optar por colocar a gelosia junto a uma parede ou como divisória de espaços, ajudando a criar diferentes ambientes no jardim. 

6-decoracao-jardim-agriloja

A madeira é um material vantajoso uma vez que tem uma grande durabilidade, quando comparado com outros tipos de material

 

Ver Gelósias

 

6. Mantenha o jardim sempre impecável com relva artificial


Uma boa solução para manter sempre o jardim impecável, sem ter grande esforço, é utilizar a relva artificial na decoração de jardins.

Veja algumas sugestões de decoração com relva artificial:

  • Para criar um espaço no jardim destinado ao exercício físico, ou à meditação;
  • Para decorar o pavimento, alternando a relva artificial com o piso ou com pedras decorativas;
  • Para forrar uma parede do jardim, varanda ou terraço.

Ver Relva Artificial

 

7. Utilize cercas de madeira


As cercas de madeira como decoração de jardins são uma ótima aposta. A madeira por si só funciona muito bem como um elemento decorativo e que harmoniza com outros elementos da natureza. Poderá personalizar a cerca, ao decorá-la com plantas ou pintando-a da cor que preferir. 

As vantagens são inúmeras: além de ser um material bastante resistente e durável, este tipo de cercas são muito fáceis de instalar.

7-decoracao-jardim-agriloja

Recomenda-se o uso de uma tinta protetora para manter a madeira impecável durante mais tempo

 

Ver Cercas de Madeira

 

8. Dê alegria aos mais pequenos com um jardim infantil

Um parque infantil pode ser um elemento interessante na decoração de jardins. Além de ser uma alegria para os mais pequenos é uma forma fácil e muito rápida de decorar o seu jardim.

 

8-decoracao-jardim-agriloja

Ver Jardim Infantil

 

Uma casinha de madeira ou um baloiço de madeira ajudam a criar um ambiente que é apreciado tanto pelas crianças quanto pelos adultos. 

Para que a decoração fique completa, utilize floreiras nas janelas da casa de madeira. Desta forma, estes objetos terão um ótimo enquadramento no ambiente.

 

Na Agriloja encontra todos os produtos necessários para colocar estas ideias de decoração de jardins em prática. Conte com o apoio dos nossos colaboradores especializados sempre disponíveis para esclarecer as suas dúvidas.

 

Ver Decoração de Jardins

REDE DE LOJAS AGRILOJA

Ovar

Rua da Návega, nº 311-329 - Olho Marinho 3885-113 - Arada

(+351)256790670

geral.ovar@agriloja.pt

Segunda a Sábado:
Período da Manhã:
09:00 – 12:30
Período da Tarde:
14:00 – 18:30

Aberto aos Feriados.

Encerrada a: 1 de Janeiro | 3ª Feira de Carnaval | 1 de Maio | 1 de Novembro | 25 de Dezembro

Siga-nos nas redes sociais