Blog > Casa > Como manter a casa quente e poupar energia?

Contrariamente ao que se possa pensar, a poupança de energia não se resume à escolha de aparelhos de aquecimento mais económicos. Há pequenas práticas que podemos adotar ou reforçar no nosso dia-a-dia que farão a diferença na manutenção de um ambiente acolhedor, reduzindo simultaneamente os gastos energéticos.

A importância do isolamento

Faça uma vistoria às suas portas, janelas, tetos ou telhados. Confirme se há zonas por onde o frio esteja a passar indevidamente e tome as medidas necessárias. Dependendo da situação, pode optar por calafetar, aplicar fitas adesivas ou adquirir rolos (de areia, por exemplo) para encostar nas frechas identificadas. Qualquer que seja a decisão, minimizar a entrada de ar indesejado vai ajudar a manter a sua casa mais quente.

Casa_2

Usar e abusar do sol (e evitar a noite)

Se a sua casa tem exposição solar, tire o melhor partido da mesma. Abra persianas e cortinas sempre que possível para que o sol possa aquecer essas divisões da casa durante o dia. À noite, por oposição, feche portadas ou persianas para garantir que o calor se mantém entre paredes.

Casa_3

Saber aproveitar fontes de calor do quotidiano

Não se esqueça de tirar o melhor partido de situações de geração de calor como é o caso do forno. Quando terminar os seus cozinhados, em vez de fechar o forno, opte por mantê-lo aberto e deixar que aqueça essa divisão da casa sem quaisquer custos adicionais.

Casa_4
A decoração também pode aquecer 

Antes de recorrer aos tradicionais aquecedores, experimente colocar tapetes e mantas nas divisões onde passa mais tempo. Os tapetes não só evitam que os nossos pés contactem com o chão frio como garantem uma camada adicional de isolamento. As mantas, mais do que design, trazem conforto e calor a quem as usa. Além disso, escolher cortinas blackout pode revelar-se uma estratégia igualmente eficaz na regulação da temperatura das divisões da casa, uma vez que o tecido é mais grosso e garante uma ótima durabilidade. 


Casa_1
Ter o hábito de fechar as portas

Para que o ar não disperse pelas várias divisões da casa, opte por encostar as portas das divisões que não estão a ser utilizadas. Desta forma, o ar não circula tão facilmente e o calor não se dispersa.

Casa_6
Aplique à risca estas sugestões e surpreenda-se com um conforto que é tão simples de obter e tão essencial para o bem-estar da sua família.

REDE DE LOJAS AGRILOJA

Ovar

Rua da Návega, nº 311-329 - Olho Marinho 3885-113 - Arada

(+351)256790670

geral.ovar@agriloja.pt

Segunda a Sábado:
Período da Manhã:
09:00 – 12:30
Período da Tarde:
14:00 – 18:30

Aberto aos Feriados.

Encerrada a: 1 de Janeiro | 3ª Feira de Carnaval | 1 de Maio | 1 de Novembro | 25 de Dezembro

Siga-nos nas redes sociais