Blog > Bricolage > Como escolher o aquecimento a pellets: o que deve saber para tomar a melhor decisão

Escolher o melhor sistema de aquecimento a pellets nem sempre é fácil, tendo em conta a oferta de modelos que existem. 

Para facilitar a sua escolha, vamos explicar como funciona este sistema de aquecimento, quais as suas principais vantagens e desvantagens e quais os passos para encontrar o aquecimento a pellets que melhor se ajusta às suas necessidades.

O aquecimento a pellets tem ganho um papel de destaque ao longo dos últimos anos. Esta é uma solução que demonstra ser mais económica, eficaz e com um menor impacto para o meio ambiente. 

Ao longo do artigo, iremos nos focar nas salamandras a pellets.

2-como-escolher-aquecimento-pelletsO aquecimento a pellets garante o máximo de conforto térmico na sua habitação

 

Como funciona o aquecimento a pellets?

Os pellets são constituídos por resíduos de lenha, provenientes sobretudo de restos da indústria madeireira e de limpeza das florestas. Depois de recolhidos, estes resíduos são transformados numa espécie de serrim, depois comprimidos a altas temperaturas e pressão de forma a eliminar toda a humidade e resinas, chegando à sua forma final. 

Sendo um biocombustível sólido, os pellets têm um elevado poder de aquecimento, podendo substituir alguns dos combustíveis mais tradicionais.

O mercado oferece várias opções de aquecimento a pellets e pode encontrar equipamentos com diferentes designs, potências e níveis de consumo, que se adequam às necessidades específicas de cada família.

Apesar do modelo escolhido, as salamandras funcionam todas da mesma forma. Através de um circuito de entrada e saída de ar, é criada a combustão e a posterior expulsão de gases e fumos. 

 

Porquê escolher o aquecimento a pellets?

Este sistema de aquecimento tem uma procura cada vez maior e existem várias razões para tal.

3-como-escolher-aquecimento-pellets-infograficoClique para aumentar a imagem

 

    • Energia limpa - o aquecimento a pellets funciona com uma fonte de energia renovável pertencente à classe da biomassa, o seu impacto negativo para o ambiente é menor;
    • Ecológico - como são comprimidos de uma forma específica que elimina toda a resina e humidade, a sua combustão é praticamente total;
    • Sem fumo - as soluções para aquecimento a pellets estão isentas de fumo, o queresolve o problema das lareiras mais convencionais - sujidade e cheiro;
    • Elevado poder calorífico - os pellets têm 3 vezes mais poder de aquecimento do que a lenha tradicional;
    • Facilidade de limpeza - a combustão de pellets produz uma percentagem muito baixa de cinzas comparativamente à mesma quantidade de lenha;
    • Melhor armazenamento - os pellets são mais fáceis de arrumar e ocupam menos espaço, o que lhe permite armazenar uma maior quantidade de produto.

Ver Aquecimento a Pellets

O que precisa de saber quando escolhe o aquecimento a pellets

A utilização de salamandras a pellets apresenta uma série de aspetos positivos que justificam que esta seja uma das soluções mais procuradas para aquecimento.

4-como-escolher-aquecimento-pelletsExistem diferentes modelos de salamandras a pellets que se ajustam às necessidades de cada habitação

 

Veja alguns pontos que tem de avaliar quando decide escolher este sistema.

 

Cinza não orgânica

A cinza dos pellets é um lixo tóxico e, por isso, deve ser descartada da forma correta. Quando compra um sistema de aquecimento deve informar-se qual a melhor forma de realizar este procedimento;

 

Filtragem 

O pó fino produzido no final da queima pode ser prejudicial. Alguns fabricantes não usam o filtro que inibe o escoamento do pó, pois existe ainda pouca regulamentação. Tenha atenção quando escolhe o seu equipamento;

 

Qualidade dos pellets

Existem pellets feitos à base de madeira de baixa qualidade. Nestes casos, a queima é mais rápida e são necessários mais pellets para conseguir aquecer o ambiente.

 

Ver Aquecimento a Pellets

 

4 Conselhos para escolher o melhor sistema de aquecimento a pellets 

A instalação de um novo sistema de aquecimento causa sempre alguma preocupação. Alterações estruturais e investimento são os maiores entraves na hora de tomar uma decisão, mas também aqui o aquecimento a pellets ganha vantagem.

Este tipo de equipamento pode ser instalado em casas ou apartamentos de forma simples, sem necessitar da habitual chaminé que estamos habituados a ver.

O maior requisito para a instalação de uma salamandra é uma saída para o exterior que possibilite a libertação do dióxido de carbono que resulta da combustão.

Escolher uma salamandra a pellets para a sua habitação pode ser uma tarefa simples.  Se esta é uma das suas opções, deixamos-lhe 4 conselhos para encontrar a solução mais adequada.

  1. Escolha a potência da salamandra de acordo com a área da divisão que pretende climatizar;
  2. Tenha atenção ao material que reveste o interior da salamandra pois este influencia o seu rendimento;
  3. Verifique a capacidade do depósito para pellets - maior depósito, mais autonomia;
  4. Valorize a segurança do equipamento.

 

Está à procura de soluções para aquecer a sua casa? Tem dúvidas sobre os diferentes equipamentos? A Agriloja tem colaboradores especializados disponíveis para que encontre a melhor opção. 

Contacte-nos ou visite uma das nossas lojas e descubra as soluções de aquecimento a pellets que temos para si!

Ver Aquecimento a Pellets

REDE DE LOJAS AGRILOJA

Ovar

Rua da Návega, nº 311-329 - Olho Marinho 3885-113 - Arada

(+351)256790670

geral.ovar@agriloja.pt

Segunda a Sábado:
Período da Manhã:
09:00 – 12:30
Período da Tarde:
14:00 – 18:30

Aberto aos Feriados.

Encerrada a: 1 de Janeiro | 3ª Feira de Carnaval | 1 de Maio | 1 de Novembro | 25 de Dezembro

Siga-nos nas redes sociais