Blog > Jardim > Saiba como escolher a motosserra ideal em 5 passos simples

Seja para cortar lenha, podar galhos ou derrubar árvores, a motosserra é um equipamento que facilita o seu trabalho e lhe permite poupar tempo. No entanto, para que o resultado seja o desejado, é importante saber o que deve ter em conta na hora de escolher.

Neste artigo, vamos mostrar como escolher a motosserra ideal em 5 passos simples e falar sobre os cuidados que deve ter na utilização deste equipamento com vista a manter a sua segurança e dos que lhe rodeiam.

1-saiba-como-escolher-a-motosserra-ideal-em-5-passos-simples-agriloja-motosserra-gsh400-41cmSaiba como escolher uma motosserra e quais os cuidados de segurança que deve cumprir

Como escolher uma motosserra em 5 passos simples

Existem vários modelos de motosserras, adequadas a cada tipo de trabalho. Na hora de escolher a sua motosserra, deve ter em atenção alguns pontos importantes. 

Para facilitar a sua tomada de decisão, mostramos agora como escolher uma motosserra em 5 passos simples:

 

1. Qual a utilização da motosserra?

As motosserras devem ser adequadas ao tipo de trabalho que tem para fazer. Por isso, antes de escolher, deve ter em conta o número de vezes que vai utilizar a motosserra - se vai ser um uso esporádico ou mais frequente -, qual o tipo de madeira que vai serrar, bem como a espessura dos troncos.

Estas são as primeiras questões que devem ser respondidas e que irão permitir ter uma ideia mais precisa do tipo de equipamento que precisa e que também irão influenciar a escolha da motosserra ideal para si.

2-saiba-como-escolher-a-motosserra-ideal-em-5-passos-simples-agriloja-motosserra-40cm-52ccAntes de utilizar a motosserra deve sempre consultar o manual de instruções

 

2. Qual a sua experiência com motosserras?

Esta é uma pergunta importante e que visa, sobretudo, garantir a sua segurança. Quando for escolher o modelo de motosserra, tenha em conta o seu nível de experiência neste tipo de trabalho.

Ver Motosserras

Por exemplo, se tem pouco experiência no manuseio de motosserras, o melhor é começar com um modelo mais compacto e leve, o que tornará o trabalho mais fácil de ser realizado. De nada serve uma motosserra potente em mãos inexperientes, pelo contrário, o resultado pode ser perigoso. Por isso, o melhor é ganhar experiência neste tipo de máquinas. 

 

3. Qual o tamanho da motosserra?


Motosserras pequenas cumprem na perfeição o trabalho de corte e apara de pequenos arbustos e corte de troncos mais finos para limpeza de áreas verdes.

 

4. Qual o tamanho da barra da motosserra?


Mais uma vez, coloque a sua segurança em primeiro lugar: o comprimento da barra da motosserra deve ser selecionado considerando o nível de experiência no uso de motosserras, bem como o tipo de madeira a cortar.

Para podar ramos, aconselha-se uma motosserra com uma barra mais curta, mais fácil de utilizar. Para troncos largos, a barra mais comprida é mais conveniente.

Ver Motosserras

 

5. Motosserras a gasolina, elétricas ou a bateria?


Para que possa escolher a motosserra mais adequada às suas necessidades, explicamos-lhe as principais diferenças entre os diferentes tipos de motosserras, de acordo com a fonte de alimentação, e os benefícios de cada uma:

Motosserra a gasolina:

As motosserras a gasolina apesar de serem mais pesadas, são mais indicadas para o corte de várias árvores seguidas ou troncos mais espessos, uma vez que são mais potentes que as motosserras elétricas ou  a bateria. 

Motosserra elétrica:

Este tipo de motosserras necessita de estar ligado a uma tomada, e por isso é importante que o local onde vai usar a motosserra, esteja perto de alguma tomada. 

Se quer uma motosserra apenas para utilizações pontuais e trabalhos mais ligeiros, a motosserra elétrica é a mais apropriada, e exige uma menor manutenção.

Motosserras a bateria:

As motosserras a bateria têm a vantagem de serem mais silenciosas e mais sustentáveis, sem emissão de gases prejudiciais. Por funcionarem a bateria, este tipo de motosserras têm que ser recarregadas a cada utilização.

3-saiba-como-escolher-a-motosserra-ideal-em-5-passos-simples-agriloja-motosserra-2t-50cm-55cc

Com a motosserra correta, o trabalho é facilitado e poupa-se tempo e esforço

 

Quais os cuidados a ter na manutenção e uso de motosserras?

Deixamos alguns conselhos para que utilize a motosserra em segurança:

 

Use a proteção indicada:

Quando manusear a motosserra, o uso de equipamentos de proteção individual irão garantir a sua segurança. Falamos de calças e botas próprias, com proteção anti-corte, e de luvas e óculos farão com que haja menor risco de acidentes e maior segurança. 

 

Ver Equipamentos de Proteção

 

O uso de capacete é também importante para evitar danos no caso de queda de algum ramo ou tronco.

4-saiba-como-escolher-a-motosserra-ideal-em-5-passos-simples-agriloja-cavalete

Com a ajuda de um cavalete torna-se mais fácil e mais seguro cortar troncos de madeira

 

Verifique sempre se o equipamento está em bom estado:

Antes de ligar a motosserra é aconselhável verificar se existem danos visíveis no equipamento que possam comprometer o seu bom funcionamento. 

No caso de ser uma motosserra a gasolina, verifique também no reservatório se as quantidades de óleo e gasóleo estão corretas e se o filtro de ar está em bom estado.

Limpe a motosserra após cada utilização:

De modo a garantir o bom funcionamento da motosserra, após cada utilização deve limpar o equipamento e os vestígios de aparas de lenha ou de pó que lá tenham ficado. A motosserra deve também ser limpa por fora, na barra e nos restantes acessórios.

Assim garante uma maior duração à sua motosserra, evitando que acumule resina, que mais tarde pode causar estragos. Para a limpeza, pode usar uma escova ou um pano húmido.

Guarde a motosserra num local seco e seguro

Para preservar a motosserra, proteja-a da humidade, conservando-a num local seco e longe de crianças, uma vez que é um objeto perigoso.

 

Na Agriloja poderá encontrar uma vasta oferta de motosserras, com diferentes tipos de modelos que se adaptam a cada trabalho.

Visite a nossa loja online ou vá até à Agriloja mais próxima de si, onde os nossos colaboradores especializados estão sempre disponíveis para esclarecer as suas dúvidas sobre os mais diversos produtos.

Com a motosserra ideal, o seu trabalho será mais fácil e rápido!

Ver Motosserras

REDE DE LOJAS AGRILOJA

Ovar

Rua da Návega, nº 311-329 - Olho Marinho 3885-113 - Arada

(+351)256790670

geral.ovar@agriloja.pt

Segunda a Sábado:
Período da Manhã:
09:00 – 12:30
Período da Tarde:
14:00 – 18:30

Aberto aos Feriados.

Encerrada a: 1 de Janeiro | 3ª Feira de Carnaval | 1 de Maio | 1 de Novembro | 25 de Dezembro

Siga-nos nas redes sociais