Blog > Jardim > Saiba como eliminar a cochonilha e dê uma nova vida às suas plantas

São vários os benefícios de cultivar os próprios produtos, porém as pragas que se instalam nas plantações podem ser uma dor de cabeça. Mas temos boas notícias! Vamos partilhar algumas soluções eficazes para eliminar a cochonilha e outras pragas.


Ao ler este artigo vai ficar a saber como identificar as diferentes espécies deste inseto e como acabar de vez com as cochonilhas que teimam em tirar a saúde das suas plantas.

1-saiba-como-eliminar-a-cochonilha-e-de-uma-nova-vida-as-suas-plantas-agrilojaCom os produtos certos é possível eliminar de vez pragas como a cochonilha, mas também lagartas e afídeos

 

Como saber se estamos perante uma infestação de cochonilhas?

Em primeiro lugar importa saber o que é a cochonilha, para que possa ser identificada e tratada de um modo eficaz.

As cochonilhas são uma das pragas mais comuns encontradas em plantações caseiras e distinguem-se por serem insetos muito pequenos. Na maior parte das vezes de cor branca e com milímetros de comprimento, as cochonilhas são possíveis de identificar a olho nu.

Esta praga aparece de forma mais recorrente em plantas já por si mais sensíveis ou mais fracas. Alguns dos efeitos que as cochonilhas deixam na plantação são os seguintes:

  • Manchas negras nas folhas ou no revestimento das plantas;
  • Deformações no crescimento das plantas;
  • A presença de um líquido de cor branca com uma textura parecida com a de algodão, a que se dá o nome de melaço.

Que tipos de cochonilhas existem?

Apesar de causarem quase sempre o mesmo tipo de estragos na plantação existem vários tipos de cochonilhas, que se distinguem de outras pragas da seguinte maneira:

Cochonilhas brancas:

As cochonilhas brancas são as mais comuns e assemelham-se a pequenas bolas de algodão. Atacam sobretudo durante períodos de maior calor e de maior seca, daí ser importante ter mais cuidados nas épocas quentes de verão, por exemplo.

Provocam grandes danos em especial nas folhas de plantas ainda jovens, que mais tarde têm dificuldades em desenvolver-se de uma forma saudável.

Cochonilhas algodão:

As cochonilhas algodão, à semelhança das cochonilhas brancas, apresentam um revestimento parecido ao do algodão, daí serem chamadas deste modo. 

Começam por se colocar na parte inferior das folhas e formam uma espécie de casulo, onde se vão formando também outras espécies de cochonilhas, que contribuem para um aumento dos danos.

São mais frequentes entre os meses de abril e junho em plantas de jardim, e são capazes de se reproduzir em grande quantidade num curto espaço de tempo. Estima-se que as fêmeas de cochonilhas de algodão depositem até 600 ovos de dois em dois meses.

produto-para-cochonilha-min produto-para-cochonilhas-min

A escolha dos produtos indicados é o primeiro passo para eliminar as cochonilhas

 

Cochonilhas negras:

As cochonilhas negras reproduzem-se anualmente, começando por se fixar nas folhas das plantas, passando mais tarde para os ramos onde se reproduzem com maior intensidade.

Atacam sobretudo oliveiras e laranjeiras, o que leva a uma queda na produção dos frutos e a um enfraquecimento dos mesmos.

Cochonilhas australianas:

As cochonilhas australianas apresentam uma cor roxa ou cor de laranja, com algumas manchas escuras. As suas larvas apresentam uma cor avermelhada e demoram cerca de um mês a desenvolver-se em ramos ou na parte inferior das folhas.

Já na fase adulta, estas larvas dirigem-se para o tronco de árvores de fruto, ficando agarradas a este, o que faz com que a estrutura da planta fique cada vez mais debilitada.

Cochonilhas vírgula:

As cochonilhas vírgula têm este nome por terem um formato semelhante a uma pequena curva, que faz lembrar uma vírgula. Possuem uma cor acastanhada e costumam fecundar durante os meses de verão, produzindo até cerca de 80 ovos. 

Estes ovos rompem na altura da primavera do ano seguinte e dão origem a pequenas larvas brancas ou amarelas claras. São à semelhança de algumas espécies de cochonilhas referidas acima, fãs de árvores de fruto, em particular de macieiras e cerejeiras.

 

Como atua a cochonilha?

As cochonilhas atacam através das larvas de cor prateada ou dourada, depositadas no interior das plantas. 

Estas larvas cravam em várias partes das plantações, tais como nos frutos, nas folhas e nos caules e sugam a seiva das plantas, responsável pelo transporte de água, nutrientes e oxigénio ao longo da estrutura da planta.

4-saiba-como-eliminar-a-cochonilha-e-de-uma-nova-vida-as-suas-plantas-agrilojaApesar de muito pequenas, as cochonilhas fazem grandes estragos nas plantas

Uma vez que a planta perde acesso a estes bens vitais ao seu bom desenvolvimento, a fotossíntese é colocada em causa e a planta começa a apodrecer e a ficar com manchas, podendo morrer se não for tratada.

Que soluções pode colocar em prática para prevenir o aparecimento de cochonilhas?

Nem sempre é possível contar com os predadores naturais para acabar com as infestações de cochonilhas. Para que possa evitar estragos nas suas plantações, tanto exteriores como interiores, sugerimos-lhe alguns conselhos sobre como tratar a cochonilha:

 

1. Evite ter as plantas em ambientes secos

Uma boa prática para eliminar a cochonilha branca, em especial no caso de plantas de interior, é conservar as plantas em locais frescos e bem iluminados

Regar com frequência é também importante, uma vez que as cochonilhas têm maior dificuldade em desenvolver-se em ambientes húmidos. 

 

2. Opte por usar adubos orgânicos nas suas plantas

Além de ser uma prática sustentável, o uso de adubos orgânicos, sobretudo através da compostagem, ajuda na eliminação das cochonilhas.

O composto contribui ainda para que o solo se torne mais fértil e para que retenha melhor a humidade.

 

3. Utilize de produtos fitossanitários

Os produtos fitossanitários incluem adubos e fertilizantes próprios para ajudarem as plantas a terem um crescimento saudável, com todos os nutrientes necessários. Com a ajuda destes produtos é possível reverter os danos causados pelas cochonilhas, e eliminar manchas nas folhas ou plantas murchas.

Recomenda-se, no entanto, que sejam lidas as instruções das embalagens, para que o resultado seja o desejado.

4. Isole a planta de interior

Algumas plantas de interior acabam por ser mais sensíveis, e por isso o que se sugere é que a planta seja colocada num local isolado. Após isto, as partes contaminadas devem ser podadas, para evitar que a infeção se propague.

No final, deve fazer uso de um produto fitossanitário para eliminar na totalidade qualquer vestígio de cochonilhas.

2-saiba-como-eliminar-a-cochonilha-e-de-uma-nova-vida-as-suas-plantas-agrilojaPor serem muito pequenas e se esconderem com facilidade, recomenda-se o uso de inseticida, até a planta estar livre de cochonilhas

 

Na Agriloja, dispomos de profissionais especializados que podem esclarecer suas dúvidas sobre o tratamento da cochonilha

 

Ver Tratamento de Doenças e Pragas

REDE DE LOJAS AGRILOJA

Ovar

Rua da Návega, nº 311-329 - Olho Marinho 3885-113 - Arada

(+351)256790670

geral.ovar@agriloja.pt

Segunda a Sábado:
Período da Manhã:
09:00 – 12:30
Período da Tarde:
14:00 – 18:30

Aberto aos Feriados.

Encerrada a: 1 de Janeiro | 3ª Feira de Carnaval | 1 de Maio | 1 de Novembro | 25 de Dezembro

Siga-nos nas redes sociais