Quer tirar partido dos sobrantes agrícolas e florestais, mas tem dúvidas sobre a melhor forma de o fazer? Sugerimos que aposte num biotriturador elétrico ou a gasolina.
Nem toda a gente sabe, mas os ramos, as folhas, as flores e as aparas de relva - o chamado “lixo verde” - têm um enorme potencial fertilizante, apesar de muitas vezes acabarem desperdiçados em contentores de lixo.
Hoje vamos mostrar como o biotriturador ajuda a evitar esse desperdício. No final da leitura, vai ficar a saber:
- Para que servem os biotrituradores;
- Como funcionam;
- Que tipos de biotrituradores existem;
- Como escolher o melhor biotriturador.Continue a ler para descobrir o potencial que esta máquina ecológica pode ter na sua vida e no meio ambiente.
Os biotrituradores são uma alternativa ecológica às queimadas
Para que servem os biotrituradores?
Os biotrituradores são muito procurados por quem quer livrar-se dos detritos vegetais mas deseja tirar partido do potencial fertilizante deste chamado lixo verde.
Conhecidos pela sua versatilidade, os biotrituradores são também bastante úteis:
- Conseguem transformar grandes quantidades de aparas de relva e outros resíduos vegetais, em adubo natural;
- Reduzem o volume de lixo produzido;
- Produzem um composto que serve para nutrir o solo, promovendo melhores colheitas;
- Têm um impacto positivo no meio ambiente;
- São muito fáceis de manusear e muito seguros, tanto para as pessoas como para o Ambiente.
Biotriturador com reboque a gasolina com arranque
Os biotrituradores são também uma alternativa às queimadas que, segundo dados do Instituto da Conservação da Natureza, provocam 34% dos incêndios em Portugal.
Para além de reduzir os fogos florestais, os biotrituradores também incentivam à compostagem, uma prática sustentável, bastante antiga e de baixo investimento, que emite níveis de CO2 muito mais reduzidos em comparação com as queimadas.
Com aplicações diversas, este aparelho de trituração tanto consegue converter aparas de relva em fertilizantes naturais como tem a capacidade de triturar sementes e produzir ração animal.
Ver biotrituradores
Como funcionam os biotrituradores?
Um biotriturador é um triturador de resíduos vegetais que transforma peças orgânicas, como ramos, em itens mais pequenos e fáceis de transportar. Este processo é feito através de uma série de ferramentas de corte e trituração presentes na própria máquina.
Há vários trituradores disponíveis no mercado e desenhados tendo em conta as necessidades de cada setor, mas o funcionamento é bastante semelhante entre eles:
- A matéria a ser triturada é introduzida num recipiente;
- Depois de triturada, esta matéria é expulsa através de um tubo de descarga;
- E acaba por ser direcionada para um tanque de armazenamento.
Apesar de todos possuírem a funcionalidade primária de triturar materiais, nem todos os biotrituradores usam a mesma tecnologia para o efeito. De seguida, vamos analisar que tipos de trituradores existem.
Biotriturador com uma cilindrada de 6.5Hp
Que tipos de biotrituradores existem?
Hoje em dia, existem diversos modelos de biotrituradores, o que pode deixar qualquer um confuso na hora de fazer a escolha. Para facilitar a decisão, partilhamos consigo quais são os principais trituradores disponíveis.
Trituradores de cilindros
Comecemos pelos trituradores de cilindros, ideais para triturar galhos mais resistentes e espessos, tornando a compostagem mais fácil para os microrganismos que irão tratar do assunto na fase posterior. Estes são os utensílios mais silenciosos e os que requerem menos manutenção.
Trituradores de lâminas
É o modelo mais popular do mercado e perfeito para limpar resíduos de jardim em qualquer época do ano. As lâminas afiadas em rápida rotação garantem uma boa trituração dos resíduos do espaço verde (galhos pequenos e caules de plantas), produzindo, num curto espaço de tempo, palha e o chamado mulch (muito nutritivo para os solos).
Triturador de hélice
Este biotriturador costuma ter uma dimensão mais pequena e assegura um corte mais preciso, sendo muito procurado por proprietários de jardins pequenos.
Ver biotrituradores
Como escolher o melhor biotriturador?
Na hora de escolher o equipamento certo, há dois pontos principais a analisar: a frequência e a intensidade de utilização.
Para grandes quantidades de material a triturar, recomendamos um aparelho a gasolina, porque é mais potente. Para jardins mais pequenos com menores volumes de material orgânico, sugerimos que invista num biotriturador elétrico, isento de emissões.
Se o local onde vai tratar da trituração tiver uma tomada elétrica, pode optar por um biotriturador elétrico. Caso contrário, terá de apostar num que funcione a gasolina.
Se tem sensibilidade ao ruído, sugerimos que invista num biotriturador de cilindros silencioso.
Na Agriloja descobre uma gama de biotrituradores muito práticos, com rodas e proteção contra acionamento inadvertido da máquina.
Já sabe se o biotriturador é uma boa opção para si?
Se precisa de ajuda para escolher o biotriturador mais adequado, visite a agriloja mais próxima e fale com os nossos colaboradores especializados. As nossas equipas de loja estão disponíveis para ajudar na sua escolha.
Ver biotrituradores