Blog > Animais de Estimação > Arnês vs Coleira - Qual a melhor opção para o seu cão?

Os cães adoram passear na rua, no jardim, na praia! Contudo, na hora de adquirir um acessório para passear, muitos donos não sabem qual a coleira ou arnês ideal para o seu amigo de quatro patas.

Se vive essa preocupação, fique à vontade, neste artigo explicamos as principais características destes dois produtos, quais são os diferentes tipos de coleiras para cães e o que deve fazer para responder a esta dúvida.

 

Principais Características da Coleira

A atividade de passear o cão traz muitos benefícios para a saúde do animal, ajuda-o a acalmar, a socializar e a fazer exercício, vital para a manutenção do seu organismo.

A coleira é um instrumento que permite controlá-lo nas saídas e é bastante usada pelos donos, porque é fácil de colocar e de retirar.

Para que esteja bem ajustada, basta que meça o diâmetro do pescoço do cão e adicione ao valor 2 a 3 centímetros (assim obtém o comprimento da coleira).

 

Cuidados com o seu uso

Em algumas situações específicas, a coleira pode prejudicar a saúde do pet, isto se estiver demasiado apertada (pode causar asfixia ou tosse).

Se o animal tiver doenças respiratórias ou problemas na garganta, o uso deste produto não é recomendável, algo que pode solucionar com um arnês, que encontra nas nossas lojas.

 

Tipos de Coleiras para cães

O porte do animal influencia, na hora de escolher a melhor opção. Para o caso de cães mais pequenos, prefira coleiras feitas de materiais mais leves, em relação a animais mais corpulentos, opte por materiais com maior resistência e durabilidade.

Saiba que as coleiras servem para passear, mas também para treinar os fiéis amigos a obedecer ao dono, quando vão à rua. Para passeio pode escolher as:

  • Padrão - tradicionais feitas de nylon, couro ou tecido;
  • Inteligentes - integram um sistema GPS para localizar o animal;
  • Martingale – semelhantes às tradicionais, possuem um sistema de segurança.

Como ferramentas de treino específico, usadas por instrutores e de forma temporária, existem a coleira estranguladora, de bicos (pontas rombas projetadas para o interior) e a “Halter-type dog collar” (duas faixas envolvem o nariz e cabeça).

Lembre-se que um cão obediente não necessita de coleiras para treino, nem as mesmas são opções permanentes.

 

Principais Características do Arnês

O arnês é colocado na zona do lombo do animal, assim, a área da cabeça fica com maior mobilidade, conforto e o pescoço mantém-se protegido.

Para os cães que têm mais energia e costumam puxar a trela, o arnês é uma ótima opção.

Muitos modelos têm ainda partes acolchoadas (para as zonas do corpo mais frágeis), para que não se magoe e não apareçam nós no pelo do animal.

Se isso acontecer, pode sempre contar com a ajuda da Agriloja, pois na secção de artigos para animais de estimação, encontra escovas e champôs para cuidar da pelagem do seu amigo.

 

Benefícios do Arnês

Muitos donos, sofrem com os puxões dos animais, mas, muitas vezes, os animais também sofrem com isso.

Este acessório acaba por ser uma solução bastante viável, que apresenta vantagens para cães de pequeno, médio e grande porte na hora do passeio.

O arnês:

  • Alivia a tensão no pescoço do animal;
  • Incentiva a andar ao seu lado enquanto passeia;
  • Oferece maior controle durante a caminhada.

Escolha um arnês com tecido não-irritante para a pele e que seja adequado à morfologia do seu cão.

Desta forma, acaba por consegue passear o animal de estimação de forma mais confortável para ele e para si!

 

Qual a melhor opção para o seu cão? Arnês ou Coleira?

A nossa resposta a esta pergunta é: depende.

Tanto a coleira como o arnês são soluções válidas e que podem ser utilizadas, ficando a utilização sujeita ao tamanho do cão, ao seu comportamento, mas também às suas particularidades e saúde (se tem problemas respiratórios ou na tiroide).

Se o animal for de uma raça de porte pequeno, como Maltês ou Caniche, pode usar coleiras mais leves ou um arnês, que evita o aparecimento de lesões no pescoço.

Para cães de porte médio ou grande, como Beagle ou Golden Retriever, pode usar uma coleira caso seja bem-comportado e não tenha de fazer um grande esforço no passeio. Se sentir dificuldades em guiar opte por um arnês.

 

Encontre a Coleira ideal para o seu Cão na Agriloja

A nossa gama de produtos para animais de estimação tem como objetivo assegurar o bem-estar do seu melhor amigo e todos os cuidados que ele merece.

Nas nossas lojas encontra muitos modelos com diferentes materiais, cores e alguns com sistemas de travagem e segurança.

Visite-nos! Para além das coleiras ou arneses descubra outros artigos, como rações, casotas ou brinquedos.

REDE DE LOJAS AGRILOJA

Ovar

Rua da Návega, nº 311-329 - Olho Marinho 3885-113 - Arada

(+351)256790670

geral.ovar@agriloja.pt

Segunda a Sábado:
Período da Manhã:
09:00 – 12:30
Período da Tarde:
14:00 – 18:30

Aberto aos Feriados.

Encerrada a: 1 de Janeiro | 3ª Feira de Carnaval | 1 de Maio | 1 de Novembro | 25 de Dezembro

Siga-nos nas redes sociais