Blog > Animais de Estimação > Hamsters Bebés - saiba quais os cuidados que deve ter

Os animais de estimação são uma excelente companhia para o ser humano e estes companheiros e companheiras são fiéis, fazem-nos rir e a maioria das crianças tem uma adoração muito grande por eles.

Os exemplos são vários e na Agriloja temos diferentes espécies de animais, contudo hoje queremos falar sobre estes adoráveis mamíferos: os hamsters.

Curiosidade: Sabia que existem 3 roedores por cada pessoa no mundo? Convivemos neste planeta com aproximadamente 21 biliões de roedores.

Os roedores são, para muitas pessoas, uma espécie pouco amigável e por isso neste artigo, vai aprender como cuidar de hamsters bebés, para que passe a gostar destes nossos pequenos amigos.

 

As Principais Características dos Hamsters  

Os hamsters são animais bastante sociáveis, que normalmente vivem em colónias, têm hábitos noturnos e descansam durante parte do dia. 

Eles têm focinho pontiagudo, cauda extensa e pequenas orelhas, gostam de dormir, enrolados nos seus ninhos ou tocas. 

Os hamsters possuem outras características relevantes, como por exemplo: 

  • Uma fêmea pode ter 200 filhotes por ano;
  • As suas caudas têm pouco ou nenhum pelo;
  • Aguentam a respiração por mais de 2 minutos, debaixo de água.

 

Como são os Hamsters Bebés? 

As fêmeas costumam ter ninhadas de 10 a 12 indivíduos e estes filhotes são amamentados durante alguns dias. 

Estes roedores nascem sem qualquer pelugem, que começa a crescer a partir da segunda semana de vida. 

As suas orelhas ficam abertas a partir do 15º dia, assim como os seus olhos, que começam a abrir, para que possam explorar o ninho e o local onde estão.

A partir do 22º dia, os cuidados com os hamsters bebés já são menores, podendo os mesmos começar a comer alimentos sólidos. 

Conselho importante: a partir de um mês, os machos e as fêmeas devem ser separados, pois as fêmeas já podem engravidar.

 

As Condições Ideais para Criar e Cuidar de Hamsters Bebés

Os hamsters necessitam de algumas condições básicas, que farão a diferença na criação de ninhadas e no cuidado diário destes pequenos animais. 

 

O Tipo de Gaiola é Muito Importante

Escolha uma gaiola com um bom tamanho (mais de 0,18 metros quadrados por animal), que seja segura, fácil de limpar e tenha muitos obstáculos e brinquedos.

 

Crie uma Zona de Refeição Apropriada 

Dentro da gaiola deve ter comedouro e bebedouro onde irá colocar água e comida para os hamsters adultos e num futuro para os bebés (que se tornarão adultos).

 

A Gaiola Deve Ter Sempre um Bom Absorvente

A ideia é que os hamsters se sintam com as condições do seu habitat natural, ou seja, com material macio, absorvente e que isole eficazmente a gaiola. 

Para além de servir de ninho/cama, este material serve também para os hamsters fazerem as suas necessidades.

Na Agriloja encontra aparas e outros absorventes para este tipo de gaiolas.

 

4 Cuidados que Deve Ter ao Criar Hamsters Bebés 

As fêmeas podem rejeitar os filhotes, pelo que deve saber que cuidados necessita ter, para que depois consiga criar os hamsters bebés.

Se não tinha um casal antes e decidiu comprar estes animais na Agriloja, os cuidados com os hamsters bebés tornam-se ainda mais importantes.

 

1. Adapte a sua Gaiola para os Hamsters Bebés

Se os bebés ainda não têm pelo, coloque por baixo da gaiola um cobertor ou um sistema de calor próprio, que simule a temperatura ambiente desejada da gaiola.

Para além do fundo absorvente, coloque tecidos macios no interior da gaiola, para proporcionar mais calor e conforto. Eles podem fazer o seu próprio ninho com algodão sintético, desperdícios ou feno!

 

2. Alimente os Hamsters Um a Um 

Se tiver mais do que um destes pequenos animais, e estes ainda se encontrem no período de amamentação sem a sua progenitora, procure dar-lhes, com a ajuda de uma seringa, algumas gotas de leite (habitualmente metade do seu peso), específico para roedores. Caso já comam alimentos sólidos, compre uma boa ração.

 

3. A Gaiola Deve Ser Desinfetada Semanalmente

A gaiola deve desinfetada, pelo menos, uma vez por semana. A gaiola deve ser limpa com água, sabão e no final ficar bem seca.

 

4. Se Suspeitar de Doenças leve-os ao Veterinário

Estes animais também necessitam de cuidados veterinários e os hamsters bebés, na fase inicial, podem apresentar algumas doenças, por isso preste sempre atenção.

Na Agriloja também recebe os melhores conselhos, dados pelos nossos colaboradores, para que assim saiba o que fazer, caso algum dos seus hamsters adoeça.

 

Na Agriloja Ajudamos a Criar e a Cuidar dos seus Hamsters Bebés

Já imaginou chegar a casa e encontrar estes belos e meigos animais de estimação? Nós temos tudo o que precisa para cuidar e criar destes pequenos animais.

Ao visitar as nossas lojas, encontra os melhores produtos para animais de estimação, desde gaiolas, forros, brinquedos ou alimentos, para que os seus hamsters fiquem confortáveis.

Se tiver dúvidas fale com os nossos colaboradores, na Agriloja temos as melhores dicas, para que os seus roedores cresçam felizes e saudáveis.

REDE DE LOJAS AGRILOJA

Ovar

Rua da Návega, nº 311-329 - Olho Marinho 3885-113 - Arada

(+351)256790670

geral.ovar@agriloja.pt

Segunda a Sábado:
Período da Manhã:
09:00 – 12:30
Período da Tarde:
14:00 – 18:30

Aberto aos Feriados.

Encerrada a: 1 de Janeiro | 3ª Feira de Carnaval | 1 de Maio | 1 de Novembro | 25 de Dezembro

Siga-nos nas redes sociais