Blog > Agricultura > Verdade ou Mito: As ervilhas engordam?

A ervilha é a nossa rainha do mês de novembro do Calendário da Horta, e desta vez quisemos desmistificar algumas informações que existem.

 

Principais Características da Ervilha

Esta leguminosa obtém-se através das vagens da ervilheira (o grão da ervilha nasce no seu interior), existindo centenas de variedades conhecidas destas vagens.

O seu nome científico é Pisum Sativum, pertence à família das leguminosas e a ervilha é uma das mais consumidas e conhecidas no mundo, quer seja fresca, enlatada ou mais comummente congelada.

A ervilha é rica em nutrientes, contribuindo para uma melhor saúde e uma dieta equilibrada, sendo uma importante fonte de energia.

Algumas das principais características da ervilha são:

  • Rica em Vitamina K1, C, B1, A;
  • Rica em Vitamina do complexo B;
  • Próspera em ferro, potássio e fósforo;
  • Importante fonte de proteínas (5,9% em cada 100g);
  • Baixo valor em gorduras (0,5% em cada 100g);
  • É um legume rico em fibras (5,1% em cada 100g).

Ao consumirmos ervilhas estamos também a beneficiar de alguns efeitos positivos para o nosso corpo, prevenindo potenciais problemas na nossa saúde.

 

Afinal as ervilhas engordam ou não? Saiba a resposta

Um dos fatores que leva as pessoas a pensar que as ervilhas engordam é o valor dos hidratos de carbono, que é bastante elevado (13,1% em cada 100g), comparando com as restantes leguminosas ou vegetais em geral.

Esta percentagem pode se tornar a causa do aumento de peso, isto se o consumo desta leguminosa ultrapassar os valores diários recomendados (80g de ervilhas por dia).

A Harvard School of Public Health fez um estudo a 130 mil americanos e americanas durante 24 anos (com intervalos de 4 anos) onde analisou mais de 120 diferentes comidas, na sua maioria frutas, vegetais e legumes.

Deste estudo surgiu a conclusão que, de facto, alguns vegetais e legumes engordam, estando as ervilhas na linha da frente deste estudo.

Apesar de tudo isto, verificou-se também que a grande causa para este fator ser assinalável, era o consumo extra destes alimentos por parte das pessoas.

 

A importância de comer as doses diárias recomendadas

Tal como a Associação Portuguesa de Nutricionistas apresenta alguns dos benefícios de comer as doses diárias recomendadas dos alimentos são:

  • Apenas ingerimos o essencial e o que precisamos;
  • Controlamos o nosso peso;
  • Estamos a fazer mais pela nossa saúde;
  • Evitamos carências/excessos alimentares.

Benefícios das ervilhas…

1. Para a diabetes

Apesar de o valor de hidratos de carbono ser assinalável (13,1% em cada 100g), estes são de assimilação lenta, vantagem importante, o que facilita o controlo da glicose no sangue.

2. Para a gravidez e amamentação

A ervilha sendo rica em minerais, proteínas, vitaminas e contendo um elevado valor de potássio, é benéfica para as crianças que estão em fase de amamentação e as suas mães.

3. Para o coração

Tem níveis muito baixos de gordura e sódio e é rica em potássio, o que faz dela uma excelente leguminosa para estar presente na dieta de pessoas que padecem de problemas cardíacos.

4. Para o sistema nervoso

A forte presença de vitamina do complexo B, beneficia quem necessita de reforçar o seu sistema nervoso, melhorando o funcionamento do próprio e da saúde mental das pessoas.

 

Como comer ervilhas de forma saudável e variada?

Esta leguminosa possui um sabor e textura maravilhosos, podendo ser consumida das mais variadas formas. 

Desde em sopas, cremes, nas saladas ou apenas cozidas, as ervilhas tornam-se um importante acompanhamento para os seus pratos e as suas refeições.

Uma das formas de consumir as ervilhas de forma controlada é:

  • Adicionar ervilhas cozidas às saladas;
  • Utilizar as ervilhas nas bases das sopas;
  • Acrescentar ervilhas a acompanhamentos.

Como já pôde constatar as ervilhas podem engordar se as consumirmos em excesso e desrespeitarmos as doses diárias recomendadas.

 

Plante esta leguminosa e colha os benefícios das Ervilhas

Os seus enormes benefícios contribuem para uma vida saudável, por que não agora plantar em sua casa e no seu espaço de cultivo estas maravilhosas leguminosas?

Na Agriloja encontra tudo o que precisa para plantar ervilhas.

Temos sementes, ferramentas, fertilizantes e todos os produtos necessários para a sua Horta. Se tiver dúvidas, fale com um dos nossos colaboradores.

 

Descarregue o nosso Calendário da Horta completo.

(Este é um calendário genérico, que deve ser adaptado às particularidades do solo, da região e localização do país).

REDE DE LOJAS AGRILOJA

Ovar

Rua da Návega, nº 311-329 - Olho Marinho 3885-113 - Arada

(+351)256790670

geral.ovar@agriloja.pt

Segunda a Sábado:
Período da Manhã:
09:00 – 12:30
Período da Tarde:
14:00 – 18:30

Aberto aos Feriados.

Encerrada a: 1 de Janeiro | 3ª Feira de Carnaval | 1 de Maio | 1 de Novembro | 25 de Dezembro

Siga-nos nas redes sociais