Blog > Agricultura > 7 Benefícios do Nabo para a sua Saúde

O nabo é a estrela do mês de setembro do nosso Calendário da Horta.

Muitas pessoas têm uma espécie de relação amor-ódio com este vegetal. Depois de ler este artigo, vai perceber que o nabo é amargo no sabor, mas doce nos benefícios.

Pode ser o aliado improvável para manter a família saudável e capaz de responder aos desafios do dia a dia – sobretudo após as férias e com o regresso à rotina.

Branco por dentro e com uma coroa de roxa no topo devido à exposição solar, o nabo é uma espécie de suplemento multivitamínico. Todo ele é nutritivo, desde o bolbo até às folhas.

Num só vegetal, encontra uma elevada percentagem de água (92%), vitaminas, fibras, substâncias antioxidantes e anticancerígenas.

Descubra todos os benefícios e comece a incluir o nabo nas próximas refeições.

nabo

1. Regula o trânsito intestinal

Existem cerca de 2,2g de fibras por cada 100 gramas de nabo. Mas são fibras insolúveis, ou seja, não são absorvidas pelo intestino. Ficam saturadas de água e promovem a contração do intestino.

Ao consumir este vegetal, previne a prisão de ventre (obstipação) e ajuda a eliminar as toxinas do organismo.

Vários estudos mostram que as dietas ricas em fibras baixam o risco de problemas intestinais, incluindo divertículos e hemorroidas.

 

2. Ajuda a emagrecer de forma saudável

Um dos grandes benefícios do nabo é ser pobre em calorias. Aliás, é 3 vezes menos calórico do que as batatas. Quando tiver que decidir, pense nesta relação.

Como é um alimento rico em fibras, demora mais tempo a ser processado, aumentando a sensação de saciedade e adiando a vontade da próxima refeição.

 

3. Previne alguns tipos de cancro

Sabe aquele gosto particular de algumas hortaliças, que não agrada a toda a gente? Pois bem, os glucosinolatos são responsáveis por essa característica degustativa.

Tem um poderoso efeito protetor na saúde.

O consumo de legumes crucíferos tem sido associado ao baixo risco de desenvolver um leque abrangente de tumores.

 

4. Contribui para a saúde do sistema cardiovascular

Uma porção de nabo, com cerca de 130 gramas, oferece ao seu organismo 250 mg de potássio. Significa que está a ingerir 1/4 da dose diária recomendada (2000mg) pela Organização Mundial de Saúde.

Este mineral - o terceiro mais abundante no nosso organismo - é importante para:

  • Promover a saúde cardiovascular porque evita a oxidação do colesterol LDL e a acumulação de gordura nas artérias;
  • Equilibrar o pH do sangue;
  • Melhorar a digestão porque incentiva a produção de ácido pelo estômago.

Se sofre de hipertensão, inclua este alimento na sua dieta. Ao conter potássio, o nabo reduz a pressão arterial devido à sua ação vasodilatadora que ajuda a eliminar o sódio pela urina.

 

5. É uma fonte de minerais essenciais

O nabo é também uma fonte primária de ferro, um mineral da máxima importância, uma vez que todas as células do corpo humano contêm ferro.

É sobretudo essencial para a formação de hemoglobina, a proteína que permite aos glóbulos vermelhos transportarem o oxigénio captado pelos pulmões e distribuí-lo por todo o corpo.

Se tem anemia (deficiência de ferro) ou má circulação nas extremidades, deve prevalecer este alimento.

 

6. Melhora o estado da pele

O nabo é rico em vitamina A, C e betacarotenos, mas não só. Tem elevadas quantidades de cobre. Este mineral é um ingrediente necessário para a produção de colagénio.

Para além de melhorar o aspeto da pele e contrariar a formação de rugas, incluir o nabo na dieta previne o aparecimento de manchas escuras e inestéticas na pele.

 

7. Reforça o sistema imunitário

As suas propriedades anti-inflamatórias devem-se às elevadas quantidades de vitamina C (21mg) e ácido ascórbico presentes neste vegetal. Basta uma refeição de nabos para obter cerca de 35% da dose diária recomendada.

Para além de atuar como um poderoso antioxidante, a vitamina C estimula a produção de glóbulos brancos e anticorpos que ajudam a combater infeções, tais como as constipações ou mesmo, para aliviar os sintomas da asma.

 

Como aproveitar todos os Benefícios do Nabo na Cozinha

Os nabos preparam-se facilmente, como as batatas. Podem ser cozidos, fritos, transformados em purés, salteados, etc. São um ingrediente muito versátil, na medida da criatividade do cozinheiro.

Escolha um nabo com cores vivas e pesado. Se não gosta do sabor intenso, opte pelos menos maduros ou cozinhe-os para aligeirar o amargo e picante.

Pode também utilizar em sumos detox.

 

Plante o vegetal e colha os benefícios do nabo

Agora que já conhece os benefícios deste vegetal, por que não plantar você mesmo? Setembro é o mês ideal!

Na Agriloja encontra tudo o que precisa para cultivar nabos. Temos sementes, ferramentas, sementeiras e todos os produtos necessários para a sua Horta. Se tiver dúvidas, fale com um dos nossos colaboradores.

 

(Este é um calendário genérico, que deve ser adaptado às particularidades do solo, da região e localização do país).

Descarregue o nosso Calendário da Horta completo.

Calendário da Horta

 

hortas

REDE DE LOJAS AGRILOJA

Ovar

Rua da Návega, nº 311-329 - Olho Marinho 3885-113 - Arada

(+351)256790670

geral.ovar@agriloja.pt

Segunda a Sábado:
Período da Manhã:
09:00 – 12:30
Período da Tarde:
14:00 – 18:30

Aberto aos Feriados.

Encerrada a: 1 de Janeiro | 3ª Feira de Carnaval | 1 de Maio | 1 de Novembro | 25 de Dezembro

Siga-nos nas redes sociais