Blog > Agricultura | Casa > 3 formas simples e rápidas para Assar Castanhas

O mês de novembro traz com ele o cheirinho nas ruas, a voz a ecoar “quentes e boas” e o barulho dos assadores de castanhas a serem agitados. O magusto inicia-se e celebra-se, um pouco por todo o país.

Aproveite estas festividades e esta época, para aprender a preparar castanhas de forma fácil e sem demoras.

“No dia de São Martinho, há fogueiras, castanhas e vinho.”
(ditado popular)

A Famosa Lenda de São Martinho

Conta a lenda que num dia de muita chuva, um soldado romano chamado Martinho de Tours, rasgou a sua capa em dois com a sua espada, dividindo-a com um mendigo que passava frio na rua.

Após esse gesto bondoso, a tempestade desapareceu e surgiu um brilhante sol e dias quentes em pleno outono, o chamado milagre conhecido como “o verão de São Martinho”.

No dia 11 de novembro fazem-se magustos e celebra-se esta data em sua honra, comendo castanhas, acompanhadas com jeropiga, água-pé ou com o novo vinho.

 

A Utilização das Castanhas ao longo da História

Já está presente na alimentação do Homem há mais de 100 mil anos, prova disso são as cascas encontradas desde fruto, datadas da época do Paleolítico.

Em tempos foi substituta do pão, da batata e do milho, a castanha foi importante na história da alimentação e gastronomia portuguesas. Os monges e freiras intensificaram a sua utilização durante a Idade Média nos mosteiros e abadias.

Presume-se que seja oriunda da Ásia menor, Balcãs, Cáucaso e era conservada em ânforas cheias de mel pelos gregos e romanos, importante sucedâneo do pão para os povos mais pobres.

Desde cedo os povos identificaram a castanha como sendo um alimento rico, com benefícios para a saúde e um importante meio de subsistência.

 

4 Benefícios das Castanhas para a sua Saúde

Este fruto é conhecido da época de outono, contudo as suas qualidades fazem da castanha um alimento a ser consumido durante o ano inteiro.

Os seus 4 benefícios mais conhecidos são:

  • Possui fósforo, importante para os ossos e dentes;
  • Contém importantes minerais como o potássio, ferro ou magnésio;
  • Tem um baixo teor de gordura;
  • Um alimento rico em fibras, vitamina E e C.

Como Preparar Castanhas de 3 formas simples e rápidas

Conheça agora 3 formas de assar castanhas, algumas delas são surpreendentes e pode fazê-las todas em sua casa, rapidamente e em poucos passos.

 

1. Castanhas Assadas no Micro-ondas em menos de 10 minutos

  • Lave as castanhas, dê-lhes um golpe na horizontal (impede que rebentem), coloque-as numa tigela e salpique-as com sal;
  • Encha pela metade com água uma segunda tigela mais pequena, para que o vapor ajude as castanhas a ficarem húmidas;
  • Coloque as duas tigelas no micro-ondas, na potência máxima, pelo período de 5 minutos;
  • Retire a tigela das castanhas e veja se estão bem assadas. Se precisarem de mais tempo, coloque-as por mais 1 ou 2 minutos;
  • No final retire-as da tigela, embrulhe-as em papel durante 5 minutos, para a pele sair por inteiro.

 

2. Castanhas Assadas no Tacho ou Frigideira de forma simples

  • Cubra o fundo de uma frigideira ou tacho com sal grosso;
  • Dê golpes na horizontal nas castanhas, espalhe-as na frigideira ou tacho de forma espaçada e salpique-as com um pouco de água;
  • Leve a frigideira ou tacho a lume médio, tape e deixe assar durante 20/25 minutos;
  • Ao fim de apagar o lume, retire-as com cuidado, embrulhe-as em papel ou num pano durante 5 minutos, para a pele sair por inteiro.

 

3. Assar Castanhas no Forno de sua Casa

  • Dê golpes cruzados em cada castanha, coloque-as numa panela, cubra com água e coloque ao lume, até que a água comece a ferver;
  • Após fervidas, escoe as castanhas, disponha-as num tabuleiro, salpique-as com sal e leve ao forno, já pré-aquecido nos 220ºC, por um período de 25/30 minutos.
  • Após esse tempo retire-as do forno e do tabuleiro, embrulhe-as em papel ou num pano durante 5 minutos, para a pele sair por inteiro.

O São Martinho e o outono celebrados no conforto da sua casa

Agora que já sabe como preparar e assar castanhas de forma simples e rápida, aproveite para comer este delicioso fruto, de forma despreocupada e a qualquer momento, no seu lar.

Gostava de ter o seu próprio castanheiro e assim celebrar esta época todos os anos?

Visite a Agriloja e encontre castanheiros enxertados, mas também assadores de castanhas, úteis para aproveitar o São Martinho.

Se tiver dúvidas, peça ajuda aos nossos colaboradores.

REDE DE LOJAS AGRILOJA

Leiria

Rua da Cooperativa Nº2
Leiria, Leiria, 2410-262

(+351)244860600

geral.leiria@agriloja.pt

Horário:

Segunda a Sexta:

09:00 – 20:00

Sábado:

08:00 – 13:00

Siga-nos nas redes sociais