Blog > Agricultura | Jardim > 7 Razões para comprar Estufas Agrícolas para cultivar os seus produtos

Se sempre quis apostar no cultivo dos seus produtos, mas desconhece a melhor forma para o fazer, conheça as vantagens das Estufas Agrícolas. Esta pode ser a solução ideal para conseguir plantações de qualidade, mesmo não sendo um profissional na área da agricultura.

Antes de investir nestes equipamentos, deve estar ciente dos benefícios que podem trazer às suas plantas. Desta forma, poderá tomar uma decisão com maior consciência e certeza.

Neste artigo ficará a conhecer 7 motivos para apostar nestas soluções e as nossas sugestões para tirar melhor partido das mesmas.

estufa-agrilojaPlantar os seus cultivos em Estufas Agrícolas traz muitos benefícios

 

O que são Estufas Agrícolas e para que servem?

As zonas de cultivo nem sempre têm de estar ao ar livre. As Estufas são estruturas onde coloca as suas plantas, num ambiente mais protegido, que serve de abrigo durante todo o seu ciclo de vida.

Podem ser úteis para a produção de produtos que servem de alimento, como hortaliças ou vegetais, ou para cultivo de flores.

Contam com superfícies em vidro, plástico ou outro material transparente para deixar entrar a luz solar na zona de cultivo.

Podem também assumir outro formato, permitindo a disposição das plantas no seu interior em prateleiras.

estufa-02-agriloja

As Estufas Agrícolas funcionam como um abrigo e permitem proteger as suas flores, hortaliças ou vegetais. 

 

Por que deve adquirir uma Estufa Agrícola para as suas plantas?

 

Ao abrigar as plantações, criando uma espécie de microambiente de cultivo, as Estufas oferecem-lhes proteção. Desta forma, evita-se a sua exposição a condições prejudiciais para o seu crescimento, como grandes oscilações de temperatura, chuvas e ventos fortes ou excesso de luz solar. Numa plantação aberta, este tipo de proteção seria mais difícil.

 

Neste sentido, as Estufas Agrícolas trazem inúmeros benefícios, que se tornam em verdadeiras razões para apostar neste sistema de cultivo. Veja as principais:

7-razoes-para-aderir-as-estufas-agricolas

  • Proporcionam as condições ideais ao desenvolvimento da plantação

O sucesso do cultivo depende de vários fatores, entre os quais a temperatura, exposição solar e ventilação. Estas estruturas permitem controlá-los, seja qual for o ambiente exterior, oferecendo atmosferas mais estáveis e criando as condições propícias ao desenvolvimento de cada planta.

No fundo, ao controlar e estabilizar estes fatores, as Estufas Agrícolas beneficiam o processo de produção de oxigénio e a fotossíntese, contribuindo para o crescimento saudável do cultivo. Mas como é que este controlo é feito?

Vejamos exemplos:

Se a temperatura exterior é baixa e a plantação precisa de calor, a estrutura pode oferecer um ambiente aquecido, eliminando a entrada de ar externo.

Quando o cultivo precisa de proteção para a luz solar, é possível usar telas de sombreamento. Por outro lado, se necessita de mais luz, pode fornecê-la mesmo de noite, através de focos de iluminação.

Por último, se as plantações exigem um ambiente mais ventilado, alguns modelos incorporam janelas, que podem ser abertas para fazer circular o ar.

 

  • Permitem cultivar o que quer, quando quer

Ao criar as condições ideais para o cultivo, as Estufas permitem-lhe plantar quase qualquer tipo de espécie, mesmo as mais frágeis, oferecendo-lhe a oportunidade de diversificar as suas plantações.

Isto possibilita ainda cultivar e colher fora de época, sem ter de esperar pela altura do ano e temperatura ideais.

 

  • Protegem a plantação das pragas

As infestações de pragas podem danificar as suas plantas. Num ambiente fechado e protegido, estas situações ocorrem com menos frequência. Mesmo que aconteçam, o controlo da infestação é mais eficaz e rápido.

 

  • Reduzem a necessidade do uso de produtos tóxicos

Como permitem um maior controlo das pragas, contribuem para a redução do uso de produtos que as afastem. Isto é importante porque muitos deles contêm compostos tóxicos. Assim, consegue ter uma plantação mais limpa.

 

  • Possibilitam economizar custos

Além da temperatura e luz solar, as plantas precisam de água para se desenvolverem. Numa Estufa Agrícola, a irrigação pode ser mais controlada, através de sistemas económicos, como o gota a gota. Neste tipo de opções, a dispersão de água é moderada e mais eficiente, acabando por resultar no seu melhor aproveitamento.

Por ser uma estrutura fechada, também há menos perdas de água, pois a sua evaporação é reduzida.

Desta forma, pode economizar gastos com a rega.

 

  • Garantem a qualidade dos produtos

Quando as plantações beneficiam das condições certas, como nas Estufas, os produtos têm propriedades sem igual, seja a nível de cor, textura, cheiro ou até de sabor, no caso dos comestíveis.

Além do mais, como a irrigação é eficiente, a absorção de nutrientes é facilitada, o que também garante a qualidade dos produtos.

 

  • Oferecem praticidade e versatilidade

Ao recorrer às Estufas, todas as suas plantações estão reunidas num único espaço, permitindo uma rotina de manutenção e colheita mais prática.

Estas estruturas podem ainda apresentar formas, tamanhos e designs variados, respondendo a várias necessidades. Das mais pequenas às maiores, podem ser incluídas no exterior, num quintal, ou no interior, numa varanda, por exemplo.

Podem ainda ter formato de túnel, ideais para plantações baixas, como o morango.

estufa-tunel-de-cultivo-agriloja

 As Estufas Agrícolas podem ter tamanhos e formatos variados, adequando-se aos espaços e plantações que dispõe.

 

Como tirar o melhor partido das Estufas?

Estes abrigos podem ser usados até por principiantes na área da agricultura, pois, como vimos, facilitam o cultivo. Porém, para instalar Estufas Agrícolas deve saber o que está a fazer e ter conhecimentos básicos sobre como manter uma horta. Só assim garante que utiliza esta estrutura de forma adequada, usufruindo das suas vantagens.

Além disso, beneficiar dos seus pontos fortes depende também de garantir que as coloca nos sítios certos, devendo preferir locais:

  • Planos, oferecendo suporte adequado à estrutura;
  • Longe de árvores, para evitar sombras e danos;
  • Perto de fontes de água, para a irrigação;
  • Na direção dos ventos dominantes, para garantir ventilação adequada;
  • Com acesso à luz solar, para favorecer o crescimento das plantas.

 

Quer encontrar Estufas Agrícolas de qualidade? Peça ajuda aos profissionais da Agriloja

Agora que já conhece as razões para instalar uma Estufa no seu terreno ou na sua casa, o mais importante é escolher produtos de qualidade. Ao fazê-lo, garante a sua durabilidade e evita gastos posteriores desnecessários com reparações ou compra de novos modelos.

Se acaba de iniciar a sua prática na agricultura com Estufas, é normal que desconheça quais as soluções certas para o que precisa. Confiar em profissionais habilitados e experientes, como os da Agriloja, permite-lhe ter uma visão mais clara das suas opções.

Nas nossas lojas, os nossos especialistas poderão ajudar a escolher o melhor tipo de Estufa Agrícola para o seu caso e partilhar conselhos úteis. Com a nossa ajuda para encontrar o abrigo certo para o seu cultivo, irá notar uma qualidade inegável naquilo que produz!

Ver Estufas Agrícolas

 

REDE DE LOJAS AGRILOJA

Ovar

Rua da Návega, nº 311-329 - Olho Marinho 3885-113 - Arada

(+351)256790670

geral.ovar@agriloja.pt

Segunda a Sábado:
Período da Manhã:
09:00 – 12:30
Período da Tarde:
14:00 – 18:30

Aberto aos Feriados.

Encerrada a: 1 de Janeiro | 3ª Feira de Carnaval | 1 de Maio | 1 de Novembro | 25 de Dezembro

Siga-nos nas redes sociais