Blog > Animais de Estimação > O que deve saber quando vai comprar trelas e coleiras para cães? [5 conselhos imperdíveis]

A hora do passeio é um dos momentos preferidos dos animais de estimação. E, por isso, escolher as coleiras para cães mais adequadas fará toda a diferença na segurança e bem-estar do seu animal.

Passear o cão é também sinónimo de cuidado e dedicação e, muitas vezes, é nesta altura que se fortalece a relação entre o animal e o seu tutor. Por isso, é importante que durante este momento o seu cão se sinta protegido, seguro e confortável. Escolher a trela ideal para o passeio pode gerar algumas dúvidas e, por essa razão, criamos um guia completo para ajudar os tutores nesta decisão.

Existem no mercado diferentes tipos de coleiras para cães. Todas elas apresentam vantagens, mas a sua utilização depende sempre das características e necessidades específicas de cada cão. 

Com este artigo, vai ficar a saber:

  • Quais os diferentes tipos de coleiras para cães;
  • Como escolher as coleiras para cães.

tutor a passear um cão com coleiraLeia o nosso e saiba como escolher a melhor coleira para o seu cão

 

Quais os diferentes tipos de coleiras para cães?

Quer encontrar a melhor solução de coleira para passear o seu cão e tem dúvidas sobre qual é a mais adequada? Antes de tomar uma decisão há vários aspetos para garantir a segurança e o conforto do animal. Mas, para já, é importante conhecer os principais tipos de coleiras para cães.

 

Coleira para cães - modelo tradicional

Esta é a coleira que estamos mais habituados a ver e que fica somente à volta do pescoço do cão. É uma coleira mais simples e existe numa grande diversidade de cores, padrões e tamanhos. 

Por oferecer menos controlo do tutor sobre o cão, esta coleira para cães é ideal para os animais bem treinados que estão muito habituados ao passeio, sem tendência a puxar ou desviar-se do percurso.

 

coleira-cao-agriloja-2-1Uma opção segura e eficaz para cães mais obedientes

 

Nestas coleiras para cães existe também a possibilidade de inserir um pingente com os dados do animal, para que, no caso de fuga, seja mais fácil contactar o respetivo tutor.

Para usar esta coleira em passeio basta prender uma trela clássica, que lhe permite ajustar a guia e controlar a distância do seu animal de estimação.

 

Ver Coleiras para Cães

 

Coleira para cães - modelo peitoral


A coleira peitoral para cães, ou arnês, pode ser usada em animais de todos os tamanhos. Tal como os modelos tradicionais de coleiras para cães, o peitoral é uma opção segura e confortável, mas com a vantagem de  ajudar a preservar a região do pescoço do animal. 

coleira-cao-agriloja-1Uma opção de coleira adequada a cães de todos os portes



No caso de um cão mais agitado, existem peitorais anti-puxão. São muito semelhantes ao modelo tradicional, mas o encaixe encontra-se na parte da frente, ao contrário do anterior, que fica nas costas. Desta forma, sempre que o cão tenta puxar, é forçado a virar-se para o seu tutor. 

 

Coleira para cães - para obediência

A utilização de uma coleira para cães deste tipo pode gerar alguma controvérsia, mas, segundo os especialistas, é segura e adequada a cães de médio e grande porte, se usada da forma correta.

A coleira de obediência para cães caracteriza-se por ser uma peça única, isto é, a coleira (que fica em redor do pescoço) e a guia (que costumamos ver nas trelas) são uma só. O que acontece é que o cão, quando tenta puxar, provoca o tensionamento da guia e, desta forma, o tamanho da coleira diminui, exercendo maior pressão no pescoço do animal.  

coleira-cao-agriloja-3Estas coleiras para cães, quando bem utilizadas, são uma mais-valia em situações de treino

 

A coleira de obediência é um recurso muito usado por treinadores profissionais. Contudo, é fundamental uma utilização correta para que o animal se sinta confortável.

Ver Coleiras para Cães

 

Como escolher as coleiras para cães?

Agora que já conhece os principais tipos de coleira para cão existentes no mercado, vamos apresentar-lhe alguns pontos essenciais que deve ter em conta antes de decidir qual a melhor opção para o seu animal.

coleiras-para-caes-agriloja-infograficoClique na imagem para ampliar

 

Tamanho do cão

É importante que, na escolha das coleiras para cães, tenha em conta o tamanho do seu animal de estimação. Deve certificar-se de que a coleira fica ajustada, sem estar muito apertada ou larga. Meça o tórax, o pescoço e o peito.

 

Estilo de vida

O género de passeio que pretende dar com o seu cão é, também, um fator que condiciona a escolha das coleiras para cães. Por exemplo, se pretende levar o animal à praia, deve escolher uma coleira com material resistente à água. Se vai passear à noite, é importante escolher uma opção com material refletor.

coleira-cao-agriloja-4Coleira refletora para cães

 

Personalidade do cão

Cães mais agitados ou temperamentais exigem uma coleira com um material mais resistente. Animais mais obedientes ou calmos podem usar coleiras para cães mais simples.

 

Frequência de utilização

Vai passear o seu cão todos os dias? Ou apenas de vez em quando? Se vai dar um uso muito frequente à coleira, é aconselhável que escolha um material mais durável. 

 

Qualidade dos materiais

Existem coleiras para cães de vários preços e diferentes materiais. Lembre-se que o conforto do animal de estimação é a prioridade e, por isso, procure optar por materiais de qualidade que lhe assegurem esta condição, ao mesmo tempo que lhe dão segurança.



Por fim, deixar o cão ajudar na escolha é sempre uma boa opção! Se possível, quando for escolher a coleira, leve o seu cão. Nada como testar e ver como ele se sente com o seu novo equipamento.

Lembre-se que em Portugal, é obrigatória a utilização de coleiras para cães em locais públicos, o que torna este acessório essencial.

Com os conselhos que partilhamos, temos a certeza de que será mais fácil fazer uma escolha acertada quando for comprar uma coleira para cão. Mas, se tem alguma dúvida sobre a escolha das coleiras para cães, vá à Agriloja mais perto de si

Os nossos colaboradores especializados estão sempre disponíveis para ajudar a encontrar a solução mais indicada para o seu melhor amigo.

Ver Coleiras para Cães

REDE DE LOJAS AGRILOJA

Ovar

Rua da Návega, nº 311-329 - Olho Marinho 3885-113 - Arada

(+351)256790670

geral.ovar@agriloja.pt

Segunda a Sábado:
Período da Manhã:
09:00 – 12:30
Período da Tarde:
14:00 – 18:30

Aberto aos Feriados.

Encerrada a: 1 de Janeiro | 3ª Feira de Carnaval | 1 de Maio | 1 de Novembro | 25 de Dezembro

Siga-nos nas redes sociais